- Início
- Municípios
- Anadia
- Impacto negativo da linha de alta velocidade
Impacto negativo da linha de alta velocidade
área de conteúdos (não partilhada)PRESIDENTE DA CÂMARA REITERA IMPACTO NEGATIVO DO TRAÇADO DA LINHA DE ALTA VELOCIDADE NA MANCHA VINÍCOLA
O Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos, foi o “palco” escolhido pela Revista Grandes Escolhas para a entrega dos “Prémios Grandes Escolhas”. A iniciativa, que visa distinguir os melhores vinhos, bem como empresas, profissionais e instituições na área de vinhos e gastronomia, em Portugal, contou com a presença de cerca de um milhar de pessoas, tendo decorrido no passado dia 3 de março. O evento foi presidido pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e pela Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso.
Na ocasião, Maria Teresa Cardoso deu as boas vindas a todos os presentes, com destaque para a presença da Ministra da Agricultura. Endereçou também os parabéns à Revista Grandes Escolhas por, uma vez mais, ter escolhido Anadia para a entrega dos galardões que distinguem os melhores vinhos nacionais, assim como aos produtores/vitivinicultores concelhios que foram premiados na Gala pela excelência dos seus vinhos.
Aproveitando a presença da Ministra da Agricultura, a autarca anadiense reiterou as “preocupações” do Município e as “apreensões dos agentes locais”, face ao traçado da futura Linha de Alta Velocidade que atravessará o concelho, “causando um impacto considerável, nomeadamente na mancha vitivinícola, comprometendo assim, em certa medida, o próprio desenvolvimento económico do concelho”.
Maria Teresa Cardoso apelou à sensibilidade da Ministra da Agricultura para esta preocupação municipal, na expetativa que a transmita aos restantes membros do Governo, nomeadamente ao Ministro que tutela as Infraestruturas e ao Primeiro-Ministro.
O vice-presidente da Câmara de Anadia, Jorge Sampaio, teve ainda a oportunidade de apresentar o concelho de Anadia realçando o enquadramento geográfico entre dois polos urbanos (Aveiro e Coimbra), bem como da região da Bairrada, destacando a importância da sua proximidade e ligação ao mar e à serra, dos produtos endógenos que a diferenciam, das suas paisagens, cultura, gastronomia e vinhos, e, por conseguinte, da sua importância estratégica para o desenvolvimento agrícola, económico e turístico da região.