- Início
- Municípios
- Anadia
- Balanço positivo do 1.º ano do CMOS de Anadia
Balanço positivo do 1.º ano do CMOS de Anadia
área de conteúdos (não partilhada)CENTRO MUNICIPAL DE OPERAÇÕES DE SOCORRO CUMPRIU UM ANO DE ATIVIDADE
O Centro Municipal de Operações de Socorro (CMOS) de Anadia entrou em funcionamento há um ano, tendo, neste período, contabilizado 613 reportes: 334 pedidos foram recebidos através da linha Anadia Segura (808 231 112) e 279 através de outros canais alternativos.
O balanço deste primeiro ano de atividade é positivo, considerando-se que o CMOS de Anadia passou a garantir uma mais direta e objetiva troca de informação entre os diversos agentes de proteção civil e entidades do concelho. Desta forma, as situações reportadas foram sinalizadas e resolvidas em tempo útil, minimizando-se o risco e garantindo-se um maior nível de proteção e segurança para a população. O maior número de reportes diz respeito a animais errantes e vespas asiáticas. Limpeza de vias, sinalização de perigo, abastecimento de água, derrocadas e desabamentos foram outras das sinalizações recebidas.
O CMOS é responsável pela receção, pelo tratamento e pelo encaminhamento de todos os pedidos de socorro e/ou colaboração efetuados pelos munícipes. Sempre que necessário aciona forças de segurança, proteção e socorro, entre outros serviços disponíveis no concelho. O CMOS dá resposta célere e eficaz às necessidades da população, contribuindo para a mitigação do risco. Sinalização de perigos, balizamento de áreas, derrocadas/desabamentos, obstrução de vias, danos em condutas, apoio aos serviços municipais, sinalização de ninhos de vespas e captura de animais errantes são algumas das áreas de intervenção. O serviço, instalado no quartel dos Bombeiros Voluntários de Anadia, está disponível 24 horas por dia, através do número 808 231 112 – linha Anadia Segura.