- Início
- Municípios
- Anadia
- Comemoração do 25 de Abril
Comemoração do 25 de Abril
área de conteúdos (não partilhada)MUNICÍPIO DE ANADIA ASSINALA “REVOLUÇÃO DOS CRAVOS” COM VÁRIAS INICIATIVAS
O Município de Anadia vai assinalar o “25 de Abril de 1974” com a realização de várias atividades, em parceria com o CineClub Bairrada e com a Rede de Bibliotecas de Anadia. Entre as várias iniciativas destaca-se um ciclo de cinema e um cine-concerto, com entradas gratuitas, e uma tertúlia online intitulada “O 25 de Abril vivido pelos seniores e questionado pelos jovens”.
O ciclo de cinema vai decorrer nos dias 21 e 22 de abril, às 21h, no Cineteatro Anadia. Serão projetados dois filmes: “As Ondas de Abril”, de Lionel Baier, e “Luz Obscura”, de Susana Sousa. O cine-concerto vai realizar-se no dia 23 de abril, às 21h. Estarão em palco a Banda de Música de Anadia, Manuel Flores, Rita Silva e José Bigorna. A entrada para estes eventos é gratuita, sendo que os bilhetes podem ser levantados no Cineteatro Anadia, nos dias 21 e 22, a partir das 20h e, no dia 23, a partir das 14h. Face ao plano de contingência do espaço, a lotação está limitada a 50% da sua capacidade, cumprindo-se todas as normas de segurança associadas à pandemia de Covid-19. É obrigatório o uso de máscara, a higienização das mãos à entrada e respeitar o distanciamento físico.
No dia 25 de abril, a Rede de Bibliotecas de Anadia apresenta, em formato online, através das plataformas digitais do Município de Anadia (Facebook e Youtube), a tertúlia “O 25 de Abril vivido pelos seniores e questionado pelos jovens”. A iniciativa decorre na “Sala de Aula do Estado Novo”, recriada no Centro Escolar de Paredes do Bairro, com a participação da ex-professora primária Natália Seabra e de alunos do 6.º e 9.º anos dos estabelecimentos de ensino do concelho. Esta sessão pretende mostrar aos jovens qual era o contexto do país antes e depois do 25 de Abril, com uma maior incidência no sistema de ensino. No decorrer da mesma, os alunos terão oportunidade de questionar a professora sobre diversos temas, desde as condições de vida das famílias, passando pelo ultramar, a guerra colonial e a descolonização, entre outros. De 26 a 30 de abril, o vídeo da sessão será apresentado em contexto de sala de aula, nos diversos estabelecimentos de ensino, pelos professores da disciplina de História, aos alunos do 6.º e 9.º anos.
À semelhança do ano passado, as comemorações oficiais promovidas pela Assembleia e Câmara Municipal não se vão realizar por questões de segurança. No dia 25 de abril será transmitida na página de Facebook do Município de Anadia uma mensagem do presidente da Assembleia Municipal, Manuel Pinho.