- Início
- Municípios
- Aveiro
- EDUCAÇÃO STEAM VENCE EDIÇÃO NACIONAL DOS EUROPEAN ENTERPRISE PROMOTION AWARDS
EDUCAÇÃO STEAM VENCE EDIÇÃO NACIONAL DOS EUROPEAN ENTERPRISE PROMOTION AWARDS
área de conteúdos (não partilhada)*Aveiro distinguiu-se na categoria “Investimento nas Competências Empreendedoras”
A estratégia de Educação STEAM, promovida pela Câmara Municipal de Aveiro em toda a rede escolar do Município, venceu a edição nacional deste ano dos European Enterprise Promotion Awards, na categoria “Investimento nas Competências Empreendedoras”.
Coordenada em Portugal pelo IAPMEI, a iniciativa da Comissão Europeia, que visa distinguir boas práticas de promoção do empreendedorismo na Europa, atribuiu o primeiro lugar ao projeto Educação STEAM em Aveiro, uma metodologia de ensino que prevê a integração de conhecimentos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, no sentido de preparar os alunos para desafios do futuro, quer como cidadão, quer no mercado de trabalho.
Em Aveiro, a implementação deste modelo de ensino, que se materializa, por exemplo, através dos laboratórios Tech Labs, é desenvolvida em parceria com os sete agrupamentos de escola e a Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva. Destaque ainda para outras atividades como a plataforma de literacia em código UBBU ou o concurso “A tua ideia conta”, no qual participam ainda as duas escolas profissionais do município, a Gesentrepreneur, a Betweien, a Starteatro, a UA Incubator e empresários locais, que também são reconhecidos neste Prémio Europeu de Promoção Empresarial.
A promoção de competências STEAM, que arrancou através da Aveiro Tech City em 2019 nas escolas, desde o 1º ciclo ao ensino secundário, está já em execução em toda a rede escolar do município, respondendo assim à estratégia política da Câmara Municipal de Aveiro em colocar a Educação como um dos pilares fundamentais para a construção de um município baseado no conhecimento, preparando as novas gerações com as competências necessárias para o seu sucesso na nova era digital.
A aprendizagem é amplamente beneficiada com a interdisciplinaridade e contribui para estimular a descoberta de capacidades e o interesse dos alunos por estas áreas, com a criação de espaços de experimentação e o contacto direto com as TICE, para uma utilização eficiente, crítica e responsável das tecnologias digitais.
Em simultâneo, têm sido promovidas iniciativas de formação junto de professores e educadores, contando já com mais de 500 professores com formação concluída neste âmbito. A implementação desta estratégia de educação STEAM já permitiu o envolvimento de mais de 22.600 estudantes de Aveiro.
É ainda ambição da autarquia avançar, em 2023, com a criação de uma Rede Europeia de Cidades STEAM, em parceria com a cidade de Oulu – Capital Europeia da Cultura 2026, através da qual seja possível partilhar e aprender com experiências que estejam a ser implementadas noutras cidades da Europa.
A estratégia de Educação STEAM surgiu no âmbito da iniciativa Aveiro Tech City e é hoje, parte integrante do processo de candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027.