- Início
- Municípios
- Aveiro
- CRIANÇAS DE AVEIRO APRENDEM A PROGRAMAR NOS TEMPOS LIVRES
CRIANÇAS DE AVEIRO APRENDEM A PROGRAMAR NOS TEMPOS LIVRES
área de conteúdos (não partilhada)Iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro de ocupação de tempos livres “Vem aprender a programar” teve início esta semana
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) lançou o projeto piloto “Vem Aprender a Programar”, uma atividade de ocupação de tempos livres, inteiramente dedicada à exploração da plataforma UBBU, a decorrer durante todo o ano letivo 2022/23, com início a 18 de janeiro de 2023, na Casa Municipal da Cidadania.
O projeto “UBBU - Literacia em Código”, inserido no programa de Educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), implementado nos estabelecimentos de ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Município de Aveiro, consiste numa plataforma que disponibiliza blocos de conteúdos distintos para dotar crianças e jovens para as competências do futuro, desenvolvendo as faculdades e os conhecimentos básicos das ciências da computação, o raciocínio lógico, a capacidade de resolução de problemas e a melhoria do desempenho nas diversas áreas da educação STEAM.
Os 11 alunos do 2.º e 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico da rede escolar do Município de Aveiro, a frequentar esta atividade vão, ainda, ter acesso aos conteúdos exclusivos sobre o Município de Aveiro, que pretendem dar a conhecer a cultura e a história do município.
A promoção de competências STEAM, que arrancou em 2019, em todas as Escolas desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário, está já em execução em toda a rede escolar do Município respondendo, assim, à estratégia política da CMA em colocar a Educação como um dos pilares fundamentais para a construção de um município baseado no conhecimento, preparando as novas gerações com as competências necessárias para o seu sucesso na nova era digital.
A estratégia de Educação STEAM promovida pela CMA em toda a rede escolar do Município, venceu o 1º Prémio Nacional da Edição de 2022 dos European Enterprise Promotion Awards, na categoria “Investimento nas Competências Empreendedoras”.