- Início
- Municípios
- Aveiro
- Atribuição de Distinções Honoríficas 2023
Atribuição de Distinções Honoríficas 2023
área de conteúdos (não partilhada)Distinções Honoríficas Municipais, que serão entregues na sessão solene do Feriado Municipal de 12 de maio de 2023 (11h30, nos Paços do Concelho):
- Instituto de Telecomunicações / IT, Medalha de Mérito Municipal em Prata;
- Pedro Manuel Monteiro Machado, Medalha de Mérito Municipal em Prata;
- Armando Emílio Coelho Regala, Medalha de Mérito Municipal em Cobre;
- Diogo Filipe de Almeida Rego, Medalha de Mérito Municipal em Cobre;
- Hernâni Mário dos Santos, Medalha de Mérito Municipal em Cobre.
A Sessão Solene contará com os discursos do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, do Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, Luís Souto Miranda e de um representante dos condecorados, em representação das instituições e personalidades distinguidas.
Instituto de Telecomunicações e os seus 30 anos
Na celebração dos seus 30 anos, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA), distingue o Instituto de Telecomunicações, uma entidade que tem como missão a investigação e desenvolvimento na área de Tecnologias de Informação e Comunicação e Eletrónica (TICE).
O Instituto de Telecomunicações, na sua atividade mais recente na área da Investigação & Desenvolvimento, teve CMA um parceiro com o qual assinou um protocolo, em 2019, destinado ao desenvolvimento na cidade de uma rede de comunicações experimentais, parte integrante do Aveiro Tech City Living Lab;
Pedro Machado um exemplo de dinamismo, competência e determinação
Pedro Machado, atual Presidente da Direção da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP), tem desenvolvido um trabalho notável como gestor público na área do turismo, evidenciando a sua profunda ligação ao território da Região Centro e ao Município de Aveiro, onde a referida Entidade tem a sua sede.
O Presidente da TCP é um exemplo de dinamismo, competência e determinação, notabilizando-se por todo o trabalho de elevada qualidade e de caráter inovador na criação institucional e no desenvolvimento de políticas de promoção turística da Região Centro de Portugal.
Armando Regala reconhecido cartoonista Aveirense
O Aveirense, Armando Emílio Coelho Regala, nasceu a 6 de maio de 1943, na antiga Rua do Norte, no Bairro da Beira Mar, em Aveiro, esteve emigrado nos Estados Unidos da América, onde reproduziu imagens da sua Cidade em cartoons e moldou figuras típicas no barro.
Apresentou, na Newark Public Library, uma mostra de 20 figuras típicas de Aveiro, foi um dos fundadores da Associação de Artes Plásticas Luso Americana, e expôs no Portuguese Center of Tourism e no Consulado de Portugal, em Nova Iorque. Na diáspora continuou a criar cartoons sobre Aveiro para os jornais O Litoral e O Aveiro, assim como para o Pasquim da Confraria de São Gonçalo, tendo recebido, em 1990, o prémio de Melhor Cartoonista de Aveiro, pelo Presidente da Câmara, Dr. Girão Pereira.
Armando Regala é merecedor do respeito e da consideração de todos, do reconhecimento da sua partilha de vida, que queremos divulgar como instrumento de estímulo à criatividade e à cultura popular, apostados que continuamos a estar em construir um Município mais desenvolvido e mais forte.
Diogo Rego campeão internacional de Natação Adaptada
Diogo Filipe de Almeida Rego iniciou, desde tenra idade, a prática de natação com a sua condição de possuidor de síndrome de Down, integrando desde 2009 a equipa de alta competição de Natação Adaptada do Sporting Clube de Aveiro, tendo já sido galardoado a nível nacional com vários títulos desde 2010.
Diogo Rego, conquistou em 2021/2022 nos campeonatos nacionais de inverno, duas medalhas de bronze, e nos campeonatos nacionais de verão obteve um título nacional e uma medalha de bronze e também se tem destacado a nível internacional, nomeadamente nos Campeonatos Europeus de Natação para Síndrome de Down (DSISO), com a conquista de Medalhas de Prata e Bronze. Em outubro de 2022, integrou a seleção nacional no 11º Campeonato do Mundo de Natação DSISO, em Albufeira, com a obtenção de uma medalha de Ouro, com Recorde Mundial, alcançado na Estafeta de 4x100 Livres Masculino.
Hernâni Santos, a referência do Gabão de Aveiro
Hernâni Mário dos Santos, nasceu a 26 de novembro de 1936 em São Pedro do Sul, tendo vindo para Aveiro com apenas 17 anos, para trabalhar como alfaiate, e que após uma breve passagem por Águeda, exercendo sempre o seu ofício de alfaiate, veio fazer o serviço militar para Aveiro, após o qual foi trabalhar para a Alfaiataria Brito e, mais tarde, para a Alfaiataria Portugal, sempre como encarregado;
Hernâni Santos, a convite da Confraria de Aveiro, em 1989, começou a fazer Gabões de Aveiro, não só para os confrades, mas também para a Mordomia de São Gonçalinho, e outros cidadãos aveirenses, sendo à data o único alfaiate ainda a exercer na cidade de Aveiro e que continua a fazer os famosos Gabões de Aveiro.