- Início
- Municípios
- Aveiro
- Inscrição do Culto a Santa Joana no Inventário Nacional do PCI
Inscrição do Culto a Santa Joana no Inventário Nacional do PCI
área de conteúdos (não partilhada)O Património Cultural inclui os bens de natureza material e imaterial significativos para a identidade de cada país, estando os bens culturais imateriais relacionados com os saberes, as crenças, os hábitos e as práticas, bem como o modo de ser das populações.
Cientes da relevância que transporta a herança cultural imaterial aveirense, e reconhecendo ao mesmo tempo que o celebrar o Culto a Santa Joana, vivo desde 12 de maio de 1490, promove a sua identidade, a Câmara Municipal de Aveiro, através do Museu de Aveiro / Santa Joana, com a colaboração da Diocese de Aveiro e da Irmandade de Santa Joana Princesa, apresentou candidatura à Direção Geral do Património Cultural para inscrição do Culto a Santa Joana no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. (Dec. Lei 139/2009).
Nesta candidatura documenta-se e comprova-se o acontecimento em si, o “Culto”, assim como as suas manifestações vivas pelas comunidades, o ímpeto da própria devoção e da festividade, salvaguardadas sobretudo pelas dinâmicas da Diocese de Aveiro e da Irmandade de Santa Joana Princesa. A participação coletiva de grupos integrantes da comunidade aveirense, de devotos e praticantes, bem como de outros participantes ativos nas áreas da música e do canto coral, do teatro e das artes visuais, do desporto, entre outros, inseridos coletivamente num contexto territorial alargado e extensível às zonas lagunares da ria, permitiu substanciar os testemunhos atuais e o olhar antropológico sobre a manifestação viva do “Culto a Santa Joana”.
O Culto a Santa Joana, centrado em Aveiro, confirmou ainda ter expressão universal. A devoção viva e atual estende-se a outros territórios nacionais, tais como às Paróquias de Salselas, Alvalade e Tentúgal, e ainda às comunidades de Votuporanga e Curitiba no Brasil, simbolizando um sentimento global, que leva Aveiro ao mundo.
A Câmara Municipal de Aveiro reconhece, assim, a importância da inscrição do Culto a Santa Joana no Inventário Nacional do PCI, confirmando o culto e devoção à Padroeira de Aveiro, que, à parte dos credos, é uma figura incontornável com marca indelével em Aveiro.