- Início
- Municípios
- Aveiro
- Projeto de Compostagem doméstica arranca em São Jacinto
Projeto de Compostagem doméstica arranca em São Jacinto
área de conteúdos (não partilhada)Nos próximos dias inicia-se em São Jacinto o projeto dinamizado pela Câmara Municipal de Aveiro de Compostagem doméstica, com a distribuição de 500 kits de compostagem em moradias que disponham de jardim ou horta.
Este projeto visa dar cumprimento ao estabelecido no Regulamento Municipal de Resíduos Urbanos e Limpeza Pública e no Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR) no que diz respeito à obrigatoriedade dos bioresíduos serem separados na origem e sujeitos a compostagem doméstica ou recolhidos num circuito próprio, de forma a não serem misturados com os outros resíduos.
No nosso Município, ao implementarmos a compostagem doméstica, estes resíduos passarão a ser valorizados e transformados num fertilizante natural. Desta forma, teremos Menos Resíduos, Mais Terra, Mais Ria e Melhor Futuro, dando corpo ao lema desta nossa operação “Sem Sobras!”.
A distribuição dos kits de compostagem e sensibilização ambiental, que será operacionalizada pela Biorumo, um dos nossos parceiros na gestão de resíduos urbanos, abrangerá toda a freguesia de São Jacinto nesta primeira fase. Depois, num futuro próximo, este projeto será alargado a toda a área do Município de Aveiro.
Este projeto, financiado a 100% pelo Fundo Ambiental, no montante de 65.153,10 €, englobado na operação “Sem Sobras”, pretende desviar para a compostagem cerca de 30% dos bioresíduos produzidos nas habitações elegíveis para receber os compostores.
A partir de 25 de setembro, uma equipa de monitores da Biorumo, devidamente identificada, fará visitas porta-a-porta e fará a entrega gratuita de um kit de compostagem, constituído por um compostor e por um pequeno balde para a cozinha, acompanhada de sensibilização sobre a compostagem doméstica. Deste modo, e com os esclarecimentos que serão prestados pela equipa de sensibilização no terreno, os munícipes poderão facilmente transformar em casa os seus bioresíduos em fertilizante para as suas plantas.