- Início
- Municípios
- Aveiro
- Nova Agrovouga regressa em 2024 para mais 10 dias de promoção da agricultura
Nova Agrovouga regressa em 2024 para mais 10 dias de promoção da agricultura
área de conteúdos (não partilhada)Edição do próximo ano decorre de 15 a 24 de novembro
Ao longo da semana 17 a 26 de novembro, Aveiro esteve no epicentro do agronegócio e da promoção do que melhor se produz na zona centro do País, na valorização dos produtos locais e serviços do ecossistema do setor primário da agricultura.
Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, o evento cimentou a sua posição de maior feira agrícola e pecuária da Região, este ano numa versão alargada de dez dias, que se confirmou com uma aposta ganha e que iremos manter em 2024, ano em que Aveiro será Capital Portuguesa da Cultura.
A 4.ª edição da Nova Agrovouga, que decorreu entre os dias 17 e 26 de novembro, levou ao Parque de Feiras e Exposições de Aveiro milhares de pessoas, com destaque as cerca das 2.500 crianças dos vários estabelecimentos de ensino do Município que, de 20 a 24 de novembro, descobriram os encantos da Quinta Pedagógica, do arborismo e da floresta e do ciclo do leite, também no quadro da promoção da nossa raça bovina autóctone, a Marinhoa.
Na Nova Agrovouga houve ainda tempo para que miúdos e graúdos descobrissem os encantos da tecnologia aliada à agricultura e do mundo equestre, com sessões de batismos a cavalo e workshops da nobre arte de ferrador.
A gastronomia e os produtos distintivos da Região estiveram em destaque na edição 2023 da Nova AGROVOUGA, desde a carne Marinhoa ao leitão, vinhos e espumantes da Região da Bairrada, dos produtos do Mar e da Ria de Aveiro, sem esquecer – claro está – os invitáveis Ovos Moles de Aveiro.
Conferências: do Agronegócio à Floresta
A componente técnica foi uma das novidades da Nova Agrovouga 2023, com debates e conferências sobre o futuro do agronegócio, com a integração das novas tecnologias com recurso a satélites e à inteligência artificial, bem como, à necessidade de apostar no marketing para promover os produtos da terra.
A floresta teve, igualmente, um importante destaque com o lançamento do Clube de Produtores Florestais, por parte de uma das mais prestigiadas empresas da nossa região, a “The Navigator Company”. Este novo Clube de Produtores representa uma das iniciativas mais inovadoras dirigidas aos produtores de floresta em Portugal e que fundamentalmente dará acesso a programas de coinvestimento entre os produtores e a “Navigator”, assim como irá facultar fontes de conhecimento, no que diz respeito a todas as práticas florestais, potenciando custos de produção sustentáveis para todos os intervenientes.
O Clube de Produtores visa apoiar na modernização dos equipamentos e na qualificação dos recursos humanos, disponibilizando benefícios exclusivos, sobre os desafios que se colocam a uma importante área económica da Região, tendo Aveiro a felicidade de ter no seu território uma unidade industrial, em Cacia, e um centro de investigação de excelência, em Eixo.
Os desafios do setor agropecuário e a necessária adaptação às novas exigências ambientais foram debatidas no dia 22 de novembro, com a realização do Seminário sobre a gestão dos efluentes pecuários nas explorações de leite, o qual contou com fundamentais representantes da Proleite, Lacticpoop, Fenelac e Confagri.
Raça Marinhoa e sector Equestre deram vida à Agrovouga
A Raça Marinhoa realizou o seu XXVI Concurso Nacional, no dia 26 de novembro, com a presença de dezenas de animais em exposição e respetivos criadores, verdadeiros guardiões de uma espécie autóctone fantástica da região centro, tendo este ano sido convidada a raça Minhota para participar na exposição de bovinos.
O setor equestre teve o maior destaque e participação de sempre nas edições da Nova Agrovouga, com a presença de mais de 18 criadores, vincado por um programa bastante rico e diversificado e por uma forte adesão por parte do público. Destaque para a realização da Supertaça de Horseball, o concurso de modelo e andamentos, o concurso regional de atrelagem, a taça de equitação de trabalho, espetáculos equestres e o Concurso de Saltos, que se realizou de 24 a 26 de novembro.
O turismo equestre: passado, presente e futuro, foi tema de debate no dia 23 de novembro, com a presença de cerca de 200 participantes, o qual contou com a participação de um conjunto de oradores de excelência, que demonstraram o potencial de crescimento desta área, sendo um produto já com grande expressão ao nível do turismo em Portugal. Aproveitando a presença de vários Autarcas do país, realizou-se nesse mesmo dia, uma reunião de trabalho da futura Associação de Cidades e Vilas Equestres, com o objetivo de potenciar e divulgar o que de melhor se faz em Portugal no setor do turismo equestre.
A animação foi uma constante ao longo dos dias do evento, com espetáculos musicais, espetáculos de showcooking, com provas de queijos comentadas, apresentação do livro da Raça Marinhoa e com a presença de várias Confrarias Gastronómicas da Região.
Um agradecimento a todos os expositores e parceiros que tornaram possível a edição deste ano da Nova Agrovouga, ficando desde já marcado o regresso em 2024, numa edição especial, que decorrerá de 15 a 24 de novembro.