- Início
- Municípios
- Aveiro
- 10 anos de Ribau Esteves e de Aliança com Aveiro na gestão da Câmara Municipal de Aveiro 7: “Ambiente, Planeamento e Crescimento Urbano”
10 anos de Ribau Esteves e de Aliança com Aveiro na gestão da Câmara Municipal de Aveiro 7: “Ambiente, Planeamento e Crescimento Urbano”
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) prossegue com a apresentação do trabalho realizado pelo Presidente José Ribau Esteves e pelas equipas eleitas no quadro político da Aliança com Aveiro (coligação PSD, CDS, PPM), nos últimos dez anos (2013 – 2023). Esta semana são abordadas as áreas temáticas do Ambiente, Planeamento e Crescimento Urbano.
As políticas da CMA nestas áreas foram implementadas com base numa estratégia totalmente nova de adaptação e combate aos fenómenos climáticos, a estruturação e capacitação do Município e da Cidade de Aveiro, incluindo as Áreas de Localização Empresarial, potenciando desta forma o crescimento urbano.
Ao nível do Ambiente, a CMA assinou o Pacto dos Autarcas para o Clima e a Energia, num acordo à escala mundial que reúne mais de 10 mil autarcas e que compromete o Município de Aveiro e os seus congéneres à implementação da meta 40% na redução dos gases com efeito estufa até 2030.
Para cumprimento deste objetivo, a Câmara de Aveiro tem investido na melhoria da qualidade do ar e na redução da pegada de carbono, com a aposta em veículos 100% elétricos de transporte público (autocarros e ferryboat), a reabilitação urbana e dos espaços verdes e a criação de novas vias cicláveis dedicadas.
Por forma a monitorizarmos os progressos nesta área, no quadro do projeto Aveiro STEAM City – Urban Innovative Actions, criámos, no Centro da Cidade, estações de monitorização ambiental e meteorológicas, para recolha da evolução na qualidade do ar, ruído e emissões de CO2.
A requalificação do Cais do Sal, um investimento de 2,6 milhões de euros da CMA, foi outro dos marcos na governação do Município, a este nível, na última década. Uma obra central para a estabilização do ecossistema local, a preservação das paisagens marinhas existentes e a preparação e combate às alterações climáticas, nomeadamente a proteção da Cidade da subida do nível médio das águas do mar.
No que respeita à temática do Planeamento, a revisão do Plano Diretor Municipal, que entrou em vigor em dezembro de 2019, assume um papel crucial na nova estratégia de capacitação, estruturação, qualificação e desenvolvimento do Município.
Com o novo PDM, a CMA alcançou quatro grandes objetivos estratégicos:
- Aveiro, símbolo de Qualidade de Vida, Emprego e Felicidade;
- Aveiro, UniverCidade modelo;
- Aveiro, referência na Inovação, Empreendedorismo e Exportação;
- Aveiro, polo de atração para residentes e turistas.
O investimento nas Áreas de Localização Empresarial, com a sua integração em rede e associadas a polos de acessibilidades bem definidos, foi outra das alterações muito importantes na reorganização do Município ao nível do Planeamento.
O dinamismo económico é o ator chave da atratividade empresarial, comercial e industrial, o que levou a um crescimento da população no Município de 3,1%, em contraciclo com a tendência nacional (-1,9%) e de cidades próximas como o Porto (-2,4%) ou Coimbra (-1,8%).
Segundo os dados mais recentes do INE, Aveiro oferece um poder de compra elevado aos seus residentes, quando comparado com a média nacional. Os números dos CENSOS 2021 apontam para um poder de compra per capita 20 pontos percentuais acima do valor de referência nacional, o que proporciona um rácio muito positivo na relação do “custo vs. qualidade de vida”.
Todas estas medidas tiveram impacto nos resultados do Crescimento Urbano, em Aveiro: de acordo com a Marktest, Aveiro foi considerada a melhor Cidade para viver em três dos últimos cinco anos (2019, 2020 e 2023).
[apresentação disponível aqui