- Início
- Municípios
- Aveiro
- CMA quer conhecer melhor os circuitos dos ciclistas
CMA quer conhecer melhor os circuitos dos ciclistas
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Aveiro (CMA), em parceria com as associações locais NBICLA - Núcleo da Bicicleta da Associação Académica da Universidade de Aveiro, Ciclaveiro e Cicloeixo, sensibiliza a comunidade Aveirense para a utilização de equipamento de iluminação nas suas bicicletas para garantir a sua segurança.
Até ao próximo dia 31 de dezembro, a CMA e as referidas associações, vão distribuir 60 luzes de bicicleta, com sensores incorporados, que permitem detetar e reconhecer riscos e situações com maior intensidade de trânsito e, com isso, aumentar a luminosidade e o ritmo da intermitência. Estes equipamentos permitem ainda gerir o nível de luz consoante o período do dia e o nível de bateria e com um raio de visibilidade até 1,5 quilómetros de distância.
Por outro lado, os sensores permitem recolher vários tipos de dados que apoiarão a Câmara de Aveiro, a analisar quais os trajetos mais usados pelos utilizadores de bicicletas e a receber informação sobre as condições do asfalto, da infraestrutura urbana e dos potenciais perigos para os ciclistas, com o objetivo de agir de acordo com a necessidade.
Esta iniciativa é dirigida a qualquer pessoa a partir dos 16 anos, com bicicleta própria e smartphone com dados móveis para utilizar a aplicação “See.Sense Ace Rear”.
As inscrições decorrem até 31 de dezembro de 2023 através do preenchimento do formulário disponível aqui. Os candidatos selecionados serão informados sobre os procedimentos de recolha dos equipamentos numa das três associações parceiras que deverá ocorrer até 13 de janeiro de 2024 (sábado).
A aquisição do equipamento tem um custo simbólico de 5,00€ que reverte na sua totalidade para a associação onde o equipamento seja levantado. Podem ser obtidas mais informações pelo email: aveirotechcity@cm-aveiro.pt.