área de breadcrumb (partilhada)
- Início
- Municípios
- Aveiro
- 1º Congresso Nacional e Mostra de Cidades e Vilas de Cerâmica
1º Congresso Nacional e Mostra de Cidades e Vilas de Cerâmica
área de conteúdos (não partilhada)Aveiro
16 Janeiro 2024
Decorre no Centro de Congressos de Aveiro, nos próximos dias 19 (sexta-feira) e 20 de janeiro (sábado), o 1.º Congresso Nacional e Mostra de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), que contará com a participação das cidades e vilas de cerâmica Portuguesas, bem como representantes das Associações de Cidades Cerâmicas do resto da Europa, através do Agrupamento Europeu (AeuCC).
Este Agrupamento Europeu das Cidades de Cerâmica reunirá em Aveiro em Assembleia Geral na manhã do dia 19 de janeiro e participará durante a tarde nos trabalhos no Congresso português. Nesta Assembleia Geral será eleito o novo Presidente do Agrupamento Europeu.
Aveiro tem a presidência da direção da AptCVC
Para o Vereador da Câmara Municipal de Aveiro, Miguel Capão Filipe, atualmente Presidente da Direção da AptCVC “Aveiro vai ser neste fim de semana a Cidade da Cerâmica em Portugal; acolhemos o primeiro congresso na sua História da AptCVC, coexistindo com uma Mostra de Portugal Cerâmico através de stands onde convidamos desde já todos os cidadãos a usufruírem, pois a visita é livre. Este congresso acolhe também a primeira Cimeira de Presidentes de Câmara desta Rede”, explicou.
Estas iniciativas decorrem também no contexto de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura e da XVI Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, que está patente até 28 de janeiro de 2024.
O que é a AptCVC?
A AptCVC é constituída por 29 Municípios Portugueses, tendo como fundadores, em 2018, Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares.
No que diz respeito a associados honorários, tem entre outras entidades a APICER - Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria (Coimbra), CENCAL - Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica (Caldas da Rainha), CEPAE - Centro de Património da Estremadura (Batalha), CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e Vidro (Coimbra), DEMaC - Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro (Aveiro), ESAD.CR - Escola Superior de Artes e Design (Caldas da Rainha), PH - Património Histórico PH – Grupo de Estudos (Caldas da Rainha), SPCV - Sociedade Portuguesa de Cerâmica e Vidro (Aveiro), Projecto SOS Azulejo e como associado honorário individual o Arquiteto Manuel da Bernarda e o mestre Manuel Cargaleiro.
A APTCVC tem como principais missões a defesa, a valorização e a divulgação do património cultural e histórico cerâmico, o intercâmbio de experiências entre os associados, o estabelecimento de parcerias, a promoção da criação artística e a difusão da cerâmica tradicional e contemporânea.
Pretende-se dar resposta ao “Portugal Cerâmico”, numa dimensão transversal a partir da Cultura, em contributo para o desenvolvimento sustentável – económico e social, de investigação e I&D, de criatividade e inovação- de muitas das Regiões do país, também através do ecossistema “Cerâmica”.
Programa do 1.º Congresso Nacional e Mostradas Cidades e Vilas de Cerâmica
AptCVC, AVEIRO 2024
19 de janeiro, sexta-feira
14h00 – Sessão de Abertura
- Quem é Quem no “Portugal Cerâmico”
- Quem é Quem na “Europa Cerâmica”
17h00 – Inauguração da mostra “Portugal Cerâmico”
18h00 – 1.ª Cimeira de Presidentes de Câmara da AptCVC
20 de janeiro, sábado
10h00 – Preservação da Tradição e Inovação criativa na Cerâmica são compatíveis?
Encontro com Cláudia Domingues
(Vice-Presidente da APICER - Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria)
Encontro com Jorge Marques dos Santos
(Presidente do CTCV - Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro)
Encontro com o Projecto Claraval
(Mark Lloyd, Márcia Brilha e Marta Frutuoso, São Bernardo PP&A)
11h00 – Intervalo
11h30 – Mesa Redonda com Cláudia Milhazes (Museu da Olaria), Diana Borges e Richard William (Vista Alegre)
15h00 – Conferências:
A Cerâmica e os desafios da Sustentabilidade
João Labrincha
(Professor da Universidade de Aveiro)
História da Cerâmica em Portugal e Globalização
Alexandre Pais
(Director do Museu Nacional do Azulejo)
17h00 – Visita à XVI Bienal de Aveiro e Sessão de Encerramento
(Museu de Aveiro/ Santa Joana)
área de menu central (partilhada)