- Início
- Municípios
- Aveiro
- Aveiro 2024 com concerto único de música tradicional e experimental
Aveiro 2024 com concerto único de música tradicional e experimental
área de conteúdos (não partilhada)O concerto foi concebido especificamente para Aveiro 2024 pelos Papillons d'éternité (Tânia Carvalho e Matthieu Ehrlacher), em colaboração com o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia.
Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura (Aveiro 2024) apresenta o concerto Pieris Napi no próximo dia 10 de fevereiro (sábado), às 21h30, no Teatro Aveirense. Este espetáculo único foi criado pelos Papillons d'éternité, uma dupla composta por Tânia Carvalho e Matthieu Ehrlacher, a pedido de Aveiro 2024, no âmbito do tema do primeiro trimestre, Cultura e Identidade.
Para este concerto de música tradicional e experimental, Tânia Carvalho e Matthieu Ehrlacher trabalharam em estreita colaboração com o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia. Pieris Napi tem como ponto de partida a música tradicional aveirense e introduz outros instrumentos, como o saxofone e o eco-erhu, para criar uma nova forma de experimentar a tradição e de lhe conceder uma outra voz.
As músicas do Grupo Folclórico são desmembradas da sua forma original para serem colocadas, peça a peça, na construção de uma viagem sonora, onde os ecos do passado ressoam num mergulho de vozes, gerando uma atmosfera que alia a tradição à música experimental.
Pieris Napi foi, inicialmente, concebido em 2021 e é um concerto em constante transformação, onde o conteúdo se altera consoante os grupos com os quais os Papillons d'éternité colaboram. Até à data, foram apresentados dois concertos no âmbito da BoCA – Biennial of Contemporary Arts: no MNAC (Lisboa) e no Teatro Lethes (Faro). Agora, para Aveiro 2024, estreiam uma nova versão.