- Início
- Municípios
- Aveiro
- Museus de Aveiro propõem atividades de Serviços Educativos
Museus de Aveiro propõem atividades de Serviços Educativos
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Aveiro divulga a programação dos Serviços Educativos dos Museus de Aveiro para o próximo trimestre. Assim, os Museus de Aveiro propõem visitas e atividades culturais para todos os públicos, baseadas na inclusão, diversidade, equidade e acessibilidade. Acontecem aos sábados, sempre às 15h00.
Para participar nestas atividades de descoberta dos Museus, é necessário proceder a inscrição prévia para museusdeaveiro@cm-aveiro.pt A inscrição tem o custo de 1€ por pessoa.
A primeira atividade terá lugar no dia 6 de abril, na Galeria da Antiga Capitania, com uma visita guiada pela mão do seu curador, à exposição “A mudança é eterna. Nada muda Nunca” onde são apresentadas fotografias da Coleção Fotográfica Campos Graça (Imagoteca Municipal) sobre a safra do sal em relação com um ensaio visual de José Maçãs de Carvalho.
No dia 13, no Museu Arte Nova, será feita visita ao mundo das crianças em 1900, abordado na exposição “Pim, Pam, Pum. O Século da Criança”, através de brinquedos, vestuário e outros objetos originais. A visita é orientada por uma personagem de conto infantil, que visita o museu relembrando o seu tempo de criança.
A 20 de abril será feita a visita ao Centro Interpretativo do Achado e História do Rossio. O Rossio espelha o carácter de Aveiro e reflete a sua evolução urbana e dinâmicas sociais. Elemento vivo em permanente diálogo com a povoação e suas necessidades, assumiu ao longo dos tempos muitas e variadas formas e usos, desde a marinha do sal, a Resio, a ser palco de trato marítimo, feira, espaço de devoção e festa, de touradas e corridas de bicicleta, de sociabilidade, cultura, deleite e fraterno convívio, constituindo-se como que uma sala de visitas que a todos acolhe na sua grandeza e cuja história pode ser conhecida neste espaço.
Em maio, o programa inicia no dia 4, no Museu da Cidade, que servirá de ponto de partida para o percurso “Arte Pública em Aveiro”. Uma visita pela Cidade onde se irão revisitar episódios e personagens da história e conhecer algumas estórias da arte pública. Destaque para os monumentos e esculturas que evocam momentos e personalidades que são expressão da democracia e liberdade e que refletem os contextos sociopolíticos da sua época.
No dia 11 de maio, será feita visita à instalação “Pousio” no Ecomuseu Marinha da Troncalhada.
A 18 de maio, na Praça Dr. Joaquim Melo Freitas, terá lugar a visita “Liberalismo: Imagens, Atos e Sons da Liberdade”. A partir da exposição ilustrativa da participação de Aveiro e de ilustres aveirenses na Revolução Liberal, evoca-se esse momento histórico e os que ajudaram a trilhar o caminho da Liberdade e da Democracia.
“À descoberta do Azulejo de Aveiro” será a proposta para o dia 25 de maio. Esta aventura começa no Museu da Cidade e segue 4 caminhos possíveis.
O programa de junho começa no dia 8 no Ecomuseu Marinha da Troncalhada com a descoberta e aprendizagem sobre Safra do Sal a e biodiversidade existente no espaço. “Explorar o salgado de Aveiro” permitirá aos participantes conhecer as artes do marnoto, tais como a produção de sal e seu armazenamento.
No dia 15 será feita uma visita guiada à exposição “A Transformação da Natureza” no Museu Arte Nova. Trata-se de uma viagem ao Mundo Arte Nova, lançando um novo olhar à Sustentabilidade.
A 22, no Museu de Aveiro/Santa Joana, “O Exercício da Liberdade” é a visita apresentada. No âmbito da comemoração do 50.º aniversário da revolução de 25 de Abril de 1974, e partindo das obras da Coleção da Fundação de Serralves e da Coleção o Município de Aveiro em torno do tema da liberdade, explora-se a produção artística das vanguardas dos anos 1960 e 1970 até à atualidade. Obras de pintura, escultura, vídeo e instalação, de artistas portugueses e internacionais, serão o material de reflexão e entendimento.
Por fim, no dia 29 de junho, “Quem sou eu?” é o desafio proposto pelo Museu da Cidade. A família participa, de modo ativo, em equipa, e são desafiados a descobrir a que monumento, edifício ou comida típica de Aveiro se reportam as pistas e as questões preparadas. O participante é desafiado a responder: Sou uma pessoa? Sou um edifício? Sou Arte Nova? Quem Sou Eu?