- Início
- Municípios
- Aveiro
- Entregues antigos edifícios escolares a Associações em Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz
Entregues antigos edifícios escolares a Associações em Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz
área de conteúdos (não partilhada)O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, esteve na manhã de 4 de maio, em Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz, no âmbito das diversas ações que a CMA leva a cabo por Todo o Município, enquadradas nas celebrações do Feriado Municipal, cujo dia se assinala no próximo 12 de maio. O Presidente da Câmara foi acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia, Miguel Silva e por alguns Autarcas Municipais e da Freguesia.
O dia foi dedicado à entrega, pelo Presidente CMA, de cinco antigos edifícios de educação infantil e primária a Associações juvenis, desportivas e culturais de Nossa Senhora de Fátima, Requeixo e Nariz, na sequência da ativação no final do passado mês de fevereiro do novo Centro Escolar, o que levou à desativação de um conjunto de antigos edifícios escolar, que estavam desatualizados e sem futuro.
Por contra ponto, temos hoje, nestas mesmas comunidades, projetos Associativos muito interessantes, pelo que considerámos a entrega destes imóveis à gestão do movimento associativo, era um bom contributo que dávamos à vida dessas organizações, mas também à vida e ao futuro destes edifícios.
Assim, a antiga Escola Primária de Mamodeiro foi entregue ao recém-criado Agrupamento de Escuteiros de Nossa Senhora de Fátima; a antiga Escola Primária da Póvoa passou para a gestão da Associação Recreativa e Cultura da Barroca; o antigo Jardim de Infância da Póvoa foi cedido à Associação Póvoa Com-Vida; a antiga Escola Primária de Requeixo passará a ter gestão da Junta de Freguesia local e da associação Agarrados ao BTT Clube (que aguarda apenas a deliberação da Assembleia Municipal de Aveiro, em junho próximo), enquanto que a antiga Escola Primária de Nariz fica sob a responsabilidade da Associação Desportiva de Nariz.
Todos estes edifícios estão globalmente em muito bom estado, sendo que tudo o que sejam necessidades estruturais na manutenção dos edifícios, será a CMA a assumir a sua resolução. No que respeita às pequenas obras e ações menores, serão avaliadas e financiadas, por via das tradicionais candidaturas das Associações ao Programa Municipal de Apoio às Associações (PMAA).
Largo do Cruzeiro da Vessada
No quadro da Delegação de Competências para o ano de 2023 destaque para a inauguração da obra de requalificação do Largo do Cruzeiro da Vessada, um investimento global de 40.000€, com uma comparticipação financeira da CMA de 15.000€.
Foi uma obra simbólica, mas muito expressiva para a comunidade local, dando dignidade e segurança à zona, que passa a contar com uma zona pedonal, baías de estacionamento automóvel e zona de estar.