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Informação à população de São Jacinto
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Aveiro informa que no dia 6 de maio, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, dirigiu uma comunicação escrita aos habitantes da localidade de São Jacinto, sobre o desenvolvimento das obras, ações e projetos que, por opção e estratégia política de prioridade ao investimento nesta zona do nosso Município, o Executivo Municipal decidiu realizar nos anteriores e no atual mandato autárquico (2021/2025).
Desta forma, divulgamos publicamente a “Informação à população de São Jacinto”, realizada no dia 6 de maio de 2024:
“Informação à população de São Jacinto
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) tem vindo a realizar em São Jacinto um vasto conjunto de investimentos com diversas tipologias, sendo a área da mobilidade e dos transportes uma das mais importantes e a que tem maior dimensão financeira.
Nesta fase e depois de termos concretizado a recuperação financeira da Junta de Freguesia de São Jacinto (um investimento de 720.000€ da CMA, para pagar a dívida que o anterior Presidente e Executivo da Junta deixou, por permuta pela gestão do Complexo Desportivo), temos em fase final de obra, a reabilitação de 3 casas de habitação social (que vão a concurso de atribuição nas próximas semanas), e a Casa Mortuária junto ao Cemitério.
Estamos a terminar projetos e licenciamentos da obra de qualificação da Piscina descoberta (que recebemos em muito mau estado; segue-se o projeto de qualificar todo o Complexo Desportivo), do Largo da Igreja, do Parque de Campismo e da nova Ciclovia São Jacinto / Torreira, e vamos financiar a obra da Junta de Freguesia de São Jacinto de reabilitação do seu edifício sede, continuando a dinamizar a atividade do CAR Surf.
No que respeita à Mobilidade e Transportes, depois de termos iniciado a concessão da rede de transportes públicos de passageiros do Município de Aveiro, pela empresa ETAC / Transdev, que opera com a marca Aveirobus desde 1 de janeiro de 2017, é uma evidência que a melhoria da qualidade do serviço, a sua regularidade e fiabilidade, aumentaram de forma muito evidente, tendo hoje um patamar muito positivo.
Nos últimos meses ocorreram duas mudanças muito relevantes, que pelo seu carácter inovador tiveram e têm necessidade de tempo para a devida estabilização num elevado nível de qualidade de serviço, para o qual todos trabalhamos: a operação Busway e o novo Ferryboat elétrico Salicórnia, da operação Aveirobus.
A entrada em funcionamento da BUSWAY – Região de Aveiro
A 1 de agosto de 2023, entrou em funcionamento a Busway – Região de Aveiro, que opera os transportes intermunicipais, assumindo a responsabilidade das ligações rodoviárias entre a Cidade de Aveiro e o Forte da Barra, substituindo a anterior prestadora de serviços, a Transdev, depois do devido concurso público.
Nessa data terminámos com a dupla oferta da Transdev e da Aveirobus, nessa ligação, dado ser claramente excessiva para as necessidades da procura, constituindo um desperdício de recursos logísticos, humanos e financeiros.
Como é normal em situações deste tipo, o novo operador (a Busway - Região de Aveiro, empresa do Grupo Israelita Afifi) teve vários problemas e falhas de serviço na fase inicial, até conseguir atingir uma boa regularidade e um bom nível de qualidade de serviço, que é a situação que vivemos há já alguns meses, embora queiramos ainda mais e melhor.
Pela operação Busway, criámos também uma nova oferta para a População residente em São Jacinto, com a Linha 25 conjugada com a Linha 21, fazendo a ligação à Torreira, Ovar, Murtosa e Estarreja.
A entrada em funcionamento do Ferryboat elétrico SALICÓRNIA
A 2 de fevereiro de 2024, inaugurámos e entrou em serviço o novo Ferryboat elétrico Salicórnia, da operação Aveirobus, um investimento da CMA superior a nove milhões de euros, para servir em primeiro lugar os Cidadãos residentes em São Jacinto, um navio de tecnologia de elevado nível de inovação e conforto, amigo do ambiente e que constitui mais um atrativo relevante para as pessoas viverem São Jacinto, a Ria e o Município de Aveiro, já com resultados relevantes nos seus primeiros 3 meses de operação.
O caráter inovador do Salicórnia, em termos tecnológicos, está numa fase de afinação da sua operação e de formação dos seus tripulantes, o que vai ter como consequência uma redução progressiva das falhas de serviço e uma elevação progressiva do nível de qualidade do seu serviço, que vai atingir e estabilizar num patamar elevado.
O Salicórnia é um instrumento de mobilidade e transportes de elevada qualidade, é um exemplo da competência da engenharia portuguesa e da capacidade de inovar e investir da CMA, colocando ao serviço da População um navio novo, moderno e seguro, sem barulho nem cheiro a combustível, com uma sala de passageiros de elevada qualidade.
Há mais três informações a partilhar nesta matéria da Mobilidade e Transportes:
1.Os Pontões-Cais / auditoria e manutenção
No que respeita aos Pontões-Cais, utilizados pelo Ferryboat, estão a ser alvo de uma auditoria profunda por uma empresa da especialidade (a anterior foi realizada em 2020), para que possamos planear os investimentos de manutenção de curto prazo, de forma a reduzir o risco de termos problemas que impeçam a operação da travessia (como o que ocorreu em março 2024). Caso seja necessário, em resultado da auditoria em curso, iremos realizar investimentos em novos Pontões-Cais.
Nesta operação está incluída a adaptação dos Pontões-Cais para que a Lanchas, Dunas e Transria, possam operar com as devidas condições técnicas e de segurança.
2.Informação e Transportes alternativos
Sempre que necessário, fazendo-o em tempo útil e com mecanismos de comunicação de fácil utilização por todos os interessados (grupo de whatsapp, entre outros), são ativados os transportes alternativos da Aveirobus por via rodoviária, de forma a minimizar os impactos negativos na vida dos Utilizadores que essas alterações possam provocar.
3.Garantia de Empenho e de Qualidade
A CMA, e também a Aveirobus / ETAC / Transdev (e a sua parceira na operação marítima, ETE), a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e a Busway – Região de Aveiro / Grupo Afifi, manterão toda a atenção e cooperação na gestão das duas operações de transportes (Aveirobus e Busway), de forma a termos sempre uma elevada qualidade de serviço de transportes e uma resposta rápida a problemas que pontualmente surjam.
A relação da CMA (e dos seus Parceiros acima referidos) com os Cidadãos e os Utilizadores da Aveirobus e da Busway, manter-se-á próxima e positiva, utilizando os mecanismos normais de relação e comunicação direta, na gestão das operações, da sua qualidade e dos seus problemas, implementando as medidas de melhoria que se entendam necessárias e sempre numa lógica de prestação de serviços com a devida e elevada qualidade.
Nota Final
Reitero o que sistematicamente digo e repito: sempre agradecemos as chamadas de atenção e as propostas de melhoria que os Cidadãos nos fazem chegar, das quais tomamos boa nota e estudamos a sua aplicabilidade, que se concretiza em muitas situações. O meu endereço de email está ao dispor de todos, a todo o tempo: presidente@cm-aveiro.pt.
Aveiro, 6 de maio de 2024
José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro”