- Início
- Municípios
- Aveiro
- Cacia com nova Ponte-Açude do Rio Novo do Príncipe para proteger o Baixo Vouga
Cacia com nova Ponte-Açude do Rio Novo do Príncipe para proteger o Baixo Vouga
área de conteúdos (não partilhada)O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, esteve na tarde desta terça-feira, 28 de maio, em Cacia, no âmbito das diversas ações que a CMA leva a cabo por Todo o Município, enquadradas nas celebrações do Feriado Municipal, cujo dia se assinalou no dia 12 de maio. O Presidente da Câmara foi acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia, Nelson Santos e por alguns Autarcas Municipais e da Freguesia.
Construção da nova Ponte-Açude do Rio Novo do Príncipe
O grande destaque foi para a visita à obra de construção da nova Ponte-Açude do Rio Novo do Príncipe, gerida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, comparticipada pelos 11 Municípios que integram a Região, num investimento inicial de 11 milhões de euros e comparticipada a 85% pelos Fundos Comunitários. Esta obra foi financiada, numa primeira fase pelo POSEUR do Portugal 2020 e agora, nesta última fase, esta a ser financiada pelo Centro 2030 do Portugal 2030.
O objetivo principal é a regulação de caudais e a limitação das cheias, evitando a contaminação por água salgada da Ria de Aveiro os terrenos do Baixo Vouga.
Neste momento a fase de preparação da obra está terminada, avançando agora a construção da ponte que vai permitir fazer a contenção e a gestão dos caudais, através das comportas.
A visita serviu ainda para dar conta do ponto de situação da obra de requalificação da envolvente à EB 2,3 de Cacia, que avança para a sua fase final de execução, num investimento da CMA de 1,4 milhões de euros, em execução pela empresa Paviazeméis – Pavimentações de Azeméis, Lda.
De forma global, foi já executado o reperfilamento da Avenida Fernando Augusto de Oliveira, e serão redefinidos os sentidos de tráfego, o redimensionamento do perfil transversal dos arruamentos, a criação de uma ciclovia e de baias de estacionamento de veículos motorizados, a construção de um espaço de estar e de uma paragem de autocarro junto à entrada para a Escola.
Antiga Escola Primária de Sarrazola
Aproxima-se da sua fase final de execução a obra de requalificação da Antiga Escola Primária de Sarrazola. Um investimento de 253 mil euros da CMA, em execução pela empresa NobreSteel Unipessoal Lda. e que vamos entregar, em termos de uso e gestão ao Agrupamento de Escuteiros de Cacia.
A obra incidiu na construção de uma nova cobertura ao edifício, reparação de revestimentos, qualificação do telheiro exterior com criação de nova zona de arrumos, assim como intervenção e tratamento de todos os elementos de madeira (chão e portas) desenvolvendo uma qualificação e renovação global de todo o espaço.