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Reequilíbrio financeiro da aquisição do novo Ferryboat 100% Elétrico “Salicórnia”
área de conteúdos (não partilhada)O Executivo Municipal deliberou autorizar o pagamento de 564.502,80€ ao consórcio das empresas – “Navaltagus – Reparação e Construção Naval, S.A. / Navalrocha – Sociedade de Construção e Reparação Navais, S.A.” para efeitos de reequilíbrio financeiro do contrato de aquisição do novo Ferryboat 100% Elétrico “Salicórnia”, elaborado em 2020.
Esta operação resulta na reposição de equilíbrio financeiro com base em alterações dos pressupostos iniciais que surgiram na sequência de causas naturais, como foi a Pandemia, a crise global da energia e a Guerra na Ucrânia, que vieram criar situações excecionais nas cadeias de abastecimento que resultaram em aumentos dos preços das matérias primas, dos materiais e da mão de obra, com especial destaque no sector da construção.
Acresce a estas imprevisibilidades, no decorrer da operação global de aquisição do Ferryboat Elétrico, houve alterações no projeto e a necessidade de custos adicionais relacionados com eventos e instalação de equipamentos específicos.
O valor agora aprovado de reequilíbrio financeiro pela CMA é cerca de metade do valor apresentado / proposto pelo consórcio, tendo a decisão da CMA a devida sustentabilidade técnica, legal e financeira.
Recorde-se que a 02 de fevereiro de 2024, inaugurámos e entrou em serviço o novo Ferryboat Elétrico “Salicórnia”, da operação Aveirobus, um investimento da CMA superior a nove milhões de euros, para servir em primeiro lugar os Cidadãos residentes em São Jacinto, um navio de tecnologia de elevado nível de inovação e conforto, amigo do ambiente e que constitui mais um atrativo relevante para as pessoas viverem São Jacinto, a Ria e o Município de Aveiro.
Aproveitamos este ensejo para noticiar que a CMA recebeu recentemente do POSEUR a informação do aumento de 200.000€ do financiamento a fundo perdido que se vem somar aos 2,17 M€ já aprovados.
O projeto do Ferryboat Elétrico representou um investimento total da CMA (Ferryboat e Sistema de Carregamento) de cerca de 9 milhões de euros (Ferryboat e Sistema de Carregamento), tendo sido também cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo de Coesão, no valor de 2,25 milhões de euros.