- Início
- Municípios
- Aveiro
- Evento inédito e gratuito junta hip hop e jazz na Capital Portuguesa da Cultura
Evento inédito e gratuito junta hip hop e jazz na Capital Portuguesa da Cultura
área de conteúdos (não partilhada)Maze, Azar Azar, Gijoe, LANA GASPARØTTI, Mazarin e TNT são alguns dos artistas que irão explorar as ligações entre os dois universos musicais, num evento de três dias, ao ar livre, em Aveiro.
Aveiro, 24 de julho de 2024 – Os mundos do hip hop e do jazz moderno juntam-se num evento criado especificamente para a Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura. Concertos com artistas de renome, DJ sets com ilustração ao vivo, workshops e debates são algumas das propostas do JAM – Hip Hop & Jazz, que decorre entre 25 e 27 de julho, na Praça Marquês de Pombal, em Aveiro. A curadoria está a cargo do jornalista e crítico de música Rui Miguel Abreu e a entrada é gratuita.
O pianista, teclista e compositor de jazz Azar Azar estará em palco com o rapper e membro da banda Dealema Maze, para um concerto na noite do primeiro dia do evento. Ainda a 25 de julho, haverá um workshop de rap também com Maze e um DJ set de Rui Miguel Abreu.
O hip hop e o jazz voltam a juntar-se para uma nova atuação na noite seguinte, desta vez com o DJ e produtor Rafael Correia (aka Gijoe) e o trio da jovem pianista LANA GASPARØTTI, que apresentará um trabalho a solo recentemente editado, depois de uma longa digressão a tocar com Pedro Mafama. A abertura e o encerramento deste segundo dia do JAM – Hip Hop & Jazz estarão também a cargo de Gijoe, com um workshop de sampling e um DJ set.
Para o último concerto do evento, a banda de novo jazz Mazarin, cujo álbum de estreia Pendular – produzido por Gijoe – foi editado em finais de março, apresenta-se ao lado do rapper veterano TNT, num dia que começa com uma masterclass de jazz e fecha com um DJ set de M3dusa.
JAM – Hip Hop & Jazz conta ainda com a participação de três nomes influentes no universo do hip hop de Aveiro. São eles o DJ Goty, o coletivo Outsiderz e o rapper Navega.
Ao longo dos três dias, os DJ set serão acompanhados por momentos de ilustração ao vivo, protagonizados por Carlos Quitério. O evento terá ainda debates que irão explorar os pontos de contacto entre o jazz e o hip hop e, no dia 27 de julho, o programa da Antena 3 “Notas Azuis”, de Rui Miguel, será gravado ao vivo na Praça Marquês de Pombal.
PROGRAMA JAM – HIP HOP & JAZZ
Dia 25 de julho
16h30: Workshop de rap com Maze
17h30: Debate
18h30: Concerto de Outsiderz
21h30: Concerto de Azar Azar (jazz) + Maze (hip hop)
22h30: DJ set de Rui Miguel Abreu + Ilustração ao vivo de Carlos Quitério
Dia 26 de julho
16h30: Workshop de sampling com Gijoe
17h30: Debate
18h30: DJ set GOTY
21h30: Concerto LANA GASPARØTTI (jazz) + Gijoe (hip hop)
22h30: DJ set de Gijoe + Ilustração ao vivo de Carlos Quitério
Dia 27 de julho
16h30: Masterclass de jazz
17h30: Gravação do programa Notas Azuis, da rádio Antena 3, ao vivo
18h30: Concerto de Navega
21h30: Concerto Mazarin (jazz) + TNT (hip hop)
22h30: DJ set de M3dusa + Ilustração ao vivo de Carlos Quitério