- Início
- Municípios
- Aveiro
- Museus de Aveiro levam exposições às freguesias do Município durante os meses de verão
Museus de Aveiro levam exposições às freguesias do Município durante os meses de verão
área de conteúdos (não partilhada)Entre julho, agosto e setembro, as freguesias vão receber exposições de diversas temáticas. Uma iniciativa inserida no programa Cultura Perto de Si, da Capital Portuguesa da Cultura.
A Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura (Aveiro 2024), promove um ciclo de exposições itinerantes dos Museus de Aveiro pelas freguesias do concelho. Personalidades da história de Aveiro; o sal; cerâmica; e obras de jovens criadores do Município são algumas das propostas desta iniciativa, que decorre ao longo dos meses de julho, agosto e setembro. A entrada é gratuita.
O ciclo de exposições itinerantes decorre do programa Cultura Perto de Si, de Aveiro 2024, que tem como objetivo derrubar barreiras no acesso à cultura, aproximando-a das comunidades, assim como gerar novos eixos de apresentação artística, estimular hábitos de consumo cultural e fortalecer a coesão territorial.
“Assente em quatro das temáticas que compõem o ADN do território – património, cerâmica, arte contemporânea e viagem e aventura –, o ciclo de exposições itinerantes dos Museus de Aveiro estimula a visita a vários espaços do Município e desafia à exploração de temas associados ao passado e à História de Aveiro”, considera o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves.
A Junta de Freguesia de Cacia recebe a exposição Uma Princesa em Aveiro, que conta, através de uma seleção de obras de arte, a vida de uma das personalidades mais marcantes da Cidade de Aveiro, a Princesa Santa Joana. A exibição, patente até 20 de setembro, que estimula a visita ao Museu de Aveiro / Santa Joana e a exploração de novos temas associados à História da Cidade.
Era uma Vez em Aveiro… estará em Aradas até 27 de setembro e dá a conhecer a organização social da Vila de Aveiro nos séc. XV e XVI. Personagens retiradas dos vários grupos sociais – a realeza, o clero, a nobreza, a burguesia e o povo – ilustram as atividades e profissões que caracterizavam a sociedade desta época.
Santa Joana e Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz terão Gente que fez Aveiro nas suas juntas de freguesia entre os meses de julho, agosto e setembro. A exposição centra-se em personalidades que marcaram a História de Aveiro em diversas áreas: cultura, educação, plano religioso, empresarial, histórico/artístico e arquitetónico. Os 16 painéis que compõem a exibição irão alternar entre as duas freguesias: de 1 de julho a 14 de agosto, oito estarão em Santa Joana e os restantes estarão em Nariz. Os painéis trocarão de freguesias entre 16 de agosto e 27 de setembro.
Também até 27 de setembro estarão uma exposição fotográfica sobre o sal, da autoria de José Maçãs de Carvalho, no Centro Cultural de Esgueira e a exibição A Poesia da Forma. A Viagem da Palavra, na Junta de Freguesia de Oliveirinha. Criado no âmbito da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, este projeto junta a criatividade dos alunos das escolas da Região de Aveiro à de artistas que transformam os seus textos em obras de arte de cerâmica.
As obras da coleção do Concurso Aveiro Jovem Criador estarão em exibição nas juntas de freguesia de Eixo e Eirol e São Bernardo, entre 22 de julho e 27 de setembro. Esta iniciativa ocorre desde 2000 e é já uma referência nacional nas áreas de Arte Digital, Audiovisual, Escrita, Fotografia, Ilustração, Música e Pintura.
Consulte abaixo a programação deste ciclo de exposições itinerantes.
Fotografias no link:
Consulte a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura em: https://aveiro2024.pt/pt/programa
PROGRAMA CICLO DE EXPOSIÇÕES ITINERANTES DOS MUSEUS DE AVEIRO
PATRIMÓNIO
Salão Nobre da Junta de Freguesia de Cacia*
Uma Princesa em Aveiro
*Exposição patente até 20 de setembro
Junta de Freguesia de Aradas
Era uma vez em Aveiro…
Edifício da Junta de Freguesia Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz
Junta de Freguesia de Santa Joana
Gente que fez Aveiro
01 de julho a 14 de agosto / 16 de agosto a 27 de setembro
Centro Cultural de Esgueira
Sal, 2024 -- de José Maçãs de Carvalho
CERÂMICA
Junta de Freguesia de Oliveirinha
A Poesia da Forma. A Viagem da Palavra
ARTE CONTEMPORÂNEA
Edifício da Junta de Freguesia de Eixo e Eirol*
Junta de Freguesia de São Bernardo*
Aveiro Jovem Criador. Arte Contemporânea em Movimento
* Exposição patente a partir de 22 de julho
Horário de Funcionamento dos espaços que acolherão as exposições:
Junta de Freguesia de Aradas: 2.ª, 3.ª, 5.ª e 6.ªf, 09h30 – 13h00 | 14h30 – 18h00; 4.ª f, 15h00 – 19h00
Junta de Freguesia de Cacia: 2.ª a 6ª.f, 09h00 – 12h00 | 14h00 – 18h00
Junta de Freguesia de Eixo e Eirol - Eixo: 2.ª a 6ª.f, 09h00 – 13h00 | 14h00 – 17h00
Junta de Freguesia de Esgueira: 2.ª a 6ª.f, 09h00 – 13h00 | 14h00 – 17h00
Junta de Freguesia de Oliveirinha: 2.ª a 6ª.f, 09h30 – 12h30 | 14h00 – 18h00
Junta de Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz - Nariz: 2.ª a 6ª.f, 09h00 – 12h30
Junta de Freguesia de Santa Joana: 2.ª a 6ª.f, 09h00 – 12h00 | 14h00 – 18h00
Junta de Freguesia de São Bernardo: 2.ª a 6ª.f, 09h00 – 12h30 | 14h00 – 17h30