- Início
- Municípios
- Aveiro
- CMA promove espetáculos no Hospital de Aveiro
CMA promove espetáculos no Hospital de Aveiro
área de conteúdos (não partilhada)Programa Prescrições Culturais, da Capital Portuguesa da Cultura
A Câmara Municipal de Aveiro promove três espetáculos no Hospital de Aveiro, no âmbito do programa Prescrições Culturais, integrado na programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura. As apresentações terão lugar na última sexta-feira dos meses de julho, agosto e setembro, sempre às 10h30.
Destinado a utentes, familiares, visitante e funcionários do hospital, este ciclo começa já no próximo dia 26 de julho, com “Família Plastik - Viagem a 2052”, um espetáculo com texto e encenação de Cláudia Stattmiller. Durante as férias de verão em casa da avó Rosarinho, as primas começam a pensar no futuro e a querer saber como estará o mundo quando forem adultas. Levadas por esta curiosidade, e com a ajuda da Avó, as crianças constroem uma incrível Máquina do tempo, para darem início a uma grande viagem até 2052, ano em que serão da idade dos seus pais. Rapidamente percebem que é preciso mudarmos, antes que o clima mude! Afinal, com o esforço de todos, em 2052 o mundo pode ser um lugar onde apetece mesmo viver!
No dia 30 de agosto, será apresentado “Teatro Bom Roberto”, da Red Cloud Teatro de Marionetas. Pelas mãos e palheta de Sara Henriques, os robertos elaborados por Rui Rodrigues ganham vida para a apresentação de duas das histórias mais aclamadas do reportório do Dom Roberto.
A 27 de setembro, será a vez “Pennyfly”, da Companhia Marimbondo. Esta divertida e animada dupla irá apresentar um autêntico programa de "vaudeville", no seu curioso palco móvel, que inclui jazz, sapateado, magia, diábolo e números de cabaret.
Programa de participação Prescrições Culturais – Saúde e Bem Estar
Dando seguimento ao seu Plano Estratégico para a Cultura 2019-2030, a Câmara Municipal de Aveiro decidiu integrar alguns dos seus programas de participação no calendário de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, entre eles o Prescrições Culturais, ligado à saúde e bem-estar.
Sendo consensual que a participação cultural ativa contribui para a melhoria do bem-estar individual e coletivo, este programa propõe hábitos culturais e práticas artísticas em lugares onde não é evidente a sua presença. A sua concretização é garantida através de colaborações entre o sistema cultural e o setor da saúde, desde médicos a enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais desta área, cujo objetivo é integrarem a prescrição cultural como possibilidade de melhoria da saúde geral da comunidade.