- Início
- Municípios
- Aveiro
- Ribau Esteves: “Aveiro está a trabalhar no aprofundamento do processo de integração social que já tem de boa qualidade”
Ribau Esteves: “Aveiro está a trabalhar no aprofundamento do processo de integração social que já tem de boa qualidade”
área de conteúdos (não partilhada)Presidente da Câmara de Aveiro participou na sessão de abertura do Congresso da AIDELF, que se realiza até 30 de agosto na Universidade de Aveiro
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves participou, esta terça-feira, 27 de agosto, na abertura do XXII Congresso da AIDELF – Associação Internacional dos Demógrafos de Língua Francesa, que acontece na Universidade de Aveiro.
“É um grande prazer receber-vos em Aveiro, símbolo da Cultura, da Inovação e da Diversidade, no ano em que somos Capital Portuguesa da Cultura”, começou por dizer Ribau Esteves.
Num Congresso dedicado aos temas da “Demografia e Mobilidades”, o Presidente da CMA traçou o perfil demográfico de Aveiro, “marcado por um crescimento contínuo de população e por uma interessante mistura de culturas e nacionalidades. Esta diversidade cultural traz uma dinâmica única na nossa comunidade e favorece a partilha, a abertura ao mundo e à inovação, para qual a CMA está a trabalhar no aprofundamento de um processo de integração social que já tem de boa qualidade” disse.
Perante um auditório de especialistas de vários Países do Mundo, Ribau Esteves destacou também o papel importante da Universidade e classificou Aveiro como uma “cidade de estudantes” que “enriquecem o desenvolvimento da Cidade, do Município e da Região de Aveiro, nomeadamente ao nível económico e social”.
No que respeita à mobilidade, “Aveiro distingue-se pelo seu trabalho de requalificação urbana e viária, com prioridade à circulação suave e pedonal e pela estratégia de descarbonização e redução do consumo de energia”, recordando os atuais 14 autocarros elétricos em operação, que representam 45% da frota da Aveirobus, e que significam que 60% dos quilómetros efetuados pelos transportes públicos municipais, são percorridos com zero emissões de CO2 para atmosfera, assim como contributo de caráter inovador e único que constitui o Ferryboat elétrico Salicórnia.
O Congresso, que se realiza até 30 de agosto, (https://aidelf2024.sciencesconf.org), conta com a participação de especialistas e representantes de organismos oficiais e outras entidades, num total de 150 participantes.