- Início
- Municípios
- Aveiro
- AVANÇA CONCURSO DO PARQUE DE ESTACIONAMENTO DO CCT
AVANÇA CONCURSO DO PARQUE DE ESTACIONAMENTO DO CCT
área de conteúdos (não partilhada)O Executivo Municipal discute e aprova esta quinta-feira, 21 de março, em Reunião de Câmara, a abertura de procedimento por concurso público para construção do Parque de Estacionamento de apoio à Intermodalidade, no limite Nascente da cidade, junto ao Terminal Rodoviário de Aveiro e à Estação da CP, pelo valor base de 524.432,00€ (+ IVA).
Este Parque irá relacionar-se devidamente com a promoção da utilização de modos suaves de mobilidade, em estreita relação com a bicicleta e os eixos cicláveis próximos, razão pela qual, para além da plataforma do estacionamento, prevê-se a continuidade da ciclovia em toda a Rua Artur de Almeida Eça, que fará a ligação entre o Parque de Estacionamento (Zona A) e a Rua do Senhor dos Aflitos (Zona B), a sul.
Zona A – Parque de Estacionamento
O local onde avançará o Parque de Estacionamento automóvel, no terreno do cruzamento entre a Rua de Artur Almeida Eça com a Avenida Vasco Branco, tem em conta premissas futuras que se prendem com a expansão urbana da cidade e simultaneamente com a criação de espaços que surjam articulados quer a Poente, com a Avenida Doutor Lourenço Peixinho e o túnel da Estação da CP, quer a nascente já integrada na nova frente urbana.
Esta denominada “Zona A” abrange a plataforma de estacionamento e também as ligações pedonais com os passeios existentes. A plataforma será dividida em duas zonas de estacionamento, e um percurso central pedonal protegido, sem a possibilidade de este ser travessado por automóveis.
A Norte, a área reservada a estacionamento terá cera de 96 lugares de estacionamento para veículos ligeiros, sendo que dois deles serão para utentes de mobilidade reduzida e 12 lugares para autocaravanas.
A zona de caravanismo estará equipada com uma Área de Serviço de Autocaravanas (ASA), que permitirá o depósito de águas sujas, o reabastecimento de água potável e o abastecimento elétrico destes veículos.
A Sul surge outra zona de estacionamento com lotação para cerca de 179 lugares para veículos ligeiros e quatro lugares reservados a pessoas com mobilidade condicionada.
Na área central da plataforma surge uma zona de atravessamento pedonal e simultaneamente uma zona ciclável, de multiusos e de estar, onde estará disseminado algum mobiliário urbano. Em ambas as áreas destinadas a estacionamento está prevista uma percentagem de lugares destinados ao carregamento elétrico de veículos.
Zona B – Projeção da ciclovia
A empreitada tratará de executar todas as pinturas relativas à ciclovia ao longo da Rua Artur de Almeida Eça, para que num futuro próximo se possa dar continuidade à ciclovia através do reperfilamento da Rua do Senhor dos Aflitos, momento que se pensará de forma mais objetiva e pormenorizada, tendo em conta a ligação deste troço com a envolvente urbana.
A renovação deste espaço e a execução do Parque de Estacionamento é uma importante obra de planeamento e organização urbana da Cidade, dando mais vida e corpo ao CCT, que teve com o Terminal Rodoviário de Aveiro, inaugurado em maio do último ano, o seu primeiro ato para a criação e desenvolvimento do espaço.