- Início
- Municípios
- Aveiro
- PROTOCOLOS DE COLABORAÇÃO COM OS BOMBEIROS NOVOS E OS BOMBEIROS VELHOS DE AVEIRO
PROTOCOLOS DE COLABORAÇÃO COM OS BOMBEIROS NOVOS E OS BOMBEIROS VELHOS DE AVEIRO
área de conteúdos (não partilhada)A sustentabilidade e garantia da prestação do socorro às Populações são muito importantes pela CMA, assumindo o apoio a instituições relevantes para essa missão, como os Bombeiros Novos de Aveiro e os Bombeiros Velhos de Aveiro, contribuindo, desta forma, para a melhoria da prevenção e diminuição dos riscos resultantes de sinistros, calamidades ou catástrofes.
É por isso uma importante opção política da Câmara Municipal de Aveiro cooperar na prossecução do interesse público subjacente a toda a atividade municipal e em estreita articulação com as demais entidades com atribuições nessa área, nas operações de socorro e assistência à população em geral.
Assim sendo, será celebrado um Protocolo de Colaboração entre a CMA e a Associação Humanitária de Bombeiros Guilherme Gomes Fernandes – Bombeiros Novos de Aveiro, que permite o apoio e a comparticipação financeira da CMA, correspondente ao ano de 2019, no valor global de 182.104,83 €.
Foi também aprovado o Protocolo de Colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aveiro – Bombeiros Velhos de Aveiro, que permite o apoio e a comparticipação financeira da CMA, correspondente ao ano de 2019, no valor global de 165.895,17€.
Protocolo de colaboração para o triénio 2019/2021
No âmbito de uma plataforma negocial que se desenvolveu no último ano, a CMA e as duas Associações Humanitárias de Bombeiros do Município formalizaram um acordo definindo as bases dos Protocolos de Colaboração para o triénio 2019/2021, que fixa os pressupostos do apoio financeiro da CMA e da atuação dos Bombeiros, num exercício da maior importância para a estabilidade e a fortaleza desta parceria.
Este acordo vai permitir uma melhor operacionalidade e eficiência no socorro e na proteção de pessoas e bens nas áreas de atuação própria, ou quando acionados pelas entidades competentes. Inclui ainda a participação dos Corpos de Bombeiros em operações de divulgação, promoção, formação, prevenção ou socorro no âmbito da Proteção Civil, permitindo assim alcançar maiores níveis de segurança e de resposta operacional integrada em todo o Município, assim como a sua participação em eventos especiais da CMA.
Os Protocolos serão assinados, em sessão pública, em data próxima.