área de breadcrumb (partilhada)
- Início
- Municípios
- Aveiro
- INFORMAÇÃO SOBRE A GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS / CONTRATO CMA - VEOLIA
INFORMAÇÃO SOBRE A GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS / CONTRATO CMA - VEOLIA
área de conteúdos (não partilhada)Aveiro
21 Junho 2019
No seguimento da aprovação de uma adenda ao contrato de prestação de serviços de recolha de resíduos sólidos urbanos, transporte a destino final e limpeza urbana, aprovada pelo Executivo Municipal a 13JUN19 e que hoje vai ser debatida e votada na Assembleia Municipal de Aveiro, assim como de um conjunto de declarações públicas que distorcem a realidade e a verdade da gestão deste importante serviço público no Município de Aveiro, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) vem dar informação pública que entende necessária e relevante sobre este importante serviço público que a CMA presta aos Cidadãos pela sua prestadora de serviços, a empresa Veolia.
Após uma operação de transição exemplar entre a SUMA e a VEOLIA em Outubro de 2018, o nível de qualidade do trabalho da Veolia tem vindo a aumentar e está atualmente, quase nove meses após o seu início, num patamar que consideramos muito bom, nas suas múltiplas tipologias de serviços que integra.
A adenda ao contrato CMA / VEOLIA que agora aprovamos e que vai ser implementada a partir de 1 de julho de 2019, vai dar resposta ao aumento crescente de Turistas na Cidade de Aveiro e consequente aumento da produção de resíduos urbanos indiferenciados, assim como ao aumento da solicitação pelos Cidadãos residentes de serviços de recolha porta-a-porta de monos e verdes, um comportamento positivo de adesão a este serviço.
Essas duas realidades muito positivas, são as razões pelas quais implementamos esta adenda, aumentando o investimento da CMA na gestão dos resíduos em cerca de 65.000€ (+IVA) por ano, o que corresponde a apenas 5% do valor do contrato em vigor.
O contrato firmado pela CMA com a VEOLIA, permite uma poupança anual ao orçamento da CMA face ao último contrato com a SUMA de cerca de 1.180.000€ (agora reduzida em 65.000€), tendo a CMA nos últimos 3 anos reduzido a Taxa de Resíduos aos Cidadãos em cerca de 50% fruto da qualidade da gestão da CMA e da redução dos custos deste serviço.
Serviço de elevada qualidade, redução de custos do serviço, redução dos impostos e das taxas pagas pelos Cidadãos, e sustentabilidade técnica e financeira da gestão dos sistemas ambientais geridos pela CMA, são apostas que temos vindo a fazer com bons resultados e às quais vamos dar seguimento com toda a determinação.
área de menu central (partilhada)