- Início
- Municípios
- Aveiro
- NOVA MARCA AVEIRO TECH CITY REVELADA NA SESSÃO DE ABERTURA DO TECHDAYS
NOVA MARCA AVEIRO TECH CITY REVELADA NA SESSÃO DE ABERTURA DO TECHDAYS
área de conteúdos (não partilhada)Veja o vídeo de apresentação do Aveiro Tech City!
Arrancou hoje mais uma edição do Aveiro Techdays, o evento que nos últimos cinco anos transforma a cidade de Aveiro na capital portuguesa da tecnologia. Um dos destaques da sessão de abertura foi o lançamento da nova marca Aveiro Tech City. É com este nome que, a partir de hoje, vão ser comunicados todas as iniciativas do projeto Aveiro STEAM City, que tem como objetivo fazer da cidade um município inteligente e sustentável, com grande parte desta transformação digital a assentar na tecnologia 5G, o que fará de Aveiro pioneira no desenvolvimento desta capacidade.
A marca Aveiro Tech City foi revelada pelo Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, na sessão de abertura, onde também estiveram o Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, o CEO da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, e a Embaixadora da Suécia em Portugal, Helena Pilsas Ahlin.
O Techdays fica até ao próximo dia 12 e vão ser três dias de muitas novidades entre os mais de 100 expositores, 6 centros de ciência, 40 oradores, 6 conferências e 3 torneios de gaming.
Mudar para moliceiros elétricos
A eletrificação de mais de 30 moliceiros, no âmbito do projeto Tech City, e a instalação e postos elétricos de abastecimento ao longo dos canais é um dos projetos em destaque. Os pormenores desta mudança para uma energia limpa são apresentados pelo Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves numa viagem de moliceiro elétrico, no primeiro dia do certame ao início da tarde.
Aposta na formação tecnológica
Ao final da tarde de dia 10 há mais novidades STEAM, ou seja, relativas às iniciativas que visam tornar Aveiro uma cidade inteligente. Desta feita, na área da formação, com o lançamento de duas ações: o TechCity Bootcamp e a Criatech Residences.
O Aveiro Tech City Bootcamp é uma série de três programas de formação para 20 pessoas de cada vez, com a particularidade de apontar a uma taxa de empregabilidade superior a 90 por cento. A realizar ao longo de 2020, pretende-se desenvolver ações de formação customizadas para dar resposta a algumas das necessidades já identificadas no nosso mercado de trabalho, em particular, nas empresas de base tecnológica. Na prática estamos a falar de programas de formação com 14 semanas de contexto formativo e mais 14 semanas de contexto de trabalho em empresas com sede em Aveiro.
O programa é dirigido a desempregados, estudantes a concluir o ensino secundário, estudantes do ensino superior, profissionais à procura de novas oportunidades de carreira e empregos com melhor remuneração. As inscrições para o primeiro programa abrem no dia 10 de outubro e decorrem até 30 de novembro.
A Criatech Residences é outra das apostas na área da formação, onde estudantes ou profissionais de áreas criativas (design, arte ou novas tecnologias da comunicação) vão colaborar com empresas de base tecnológica na procura de soluções e/ou produtos inovadores. O projeto aponta para a implementação de duas residências artísticas, uma em 2020 e outra em 2021. Os resultados são depois apresentados em contexto urbano, envolvendo a comunidade local, bem como a comunidade educativa.
Tecnologia, arte e cultura. São os temas que marcam esta semana em Aveiro, com a realização das iniciativas Criatech, Prisma e Techdays.
Saiba mais sobre o Aveiro Tech City.
TECHDAYS AVEIRO – Building Our Future
10 a 12 de outubro www.techdays.pt | www.facebook.com/techdaysaveiro
CRIATECH – Criatividade Digital e Tecnologia
7 a 13 de outubro www.criatech.pt | www.facebook.com/criatekdigital
PRISMA – Art Light Tech
11 e 12 de outubro www.prisma.aveiro.pt / www.facebook.com/prismaaveiro”