- Início
- Municípios
- Aveiro
- FINAL DO CONCURSO MINI CHEF GERTAL
FINAL DO CONCURSO MINI CHEF GERTAL
área de conteúdos (não partilhada)No passado dia 26 de fevereiro de 2020 decorreu a final da 2ª edição do Concurso Mini Chef Gertal – Tradições Saudáveis, uma iniciativa que pretende acentuar a importância da Alimentação Saudável no crescimento e desenvolvimento integral das crianças e jovens.
Este Concurso, destinado a todos os alunos do 4.º ano de escolaridade que almoçam nas cantinas escolares, é uma das diversas iniciativas, destinadas à Comunidade Educativa, que fazem parte do plano de ação a implementar no âmbito do contrato de prestação do serviço de fornecimento de refeições nos estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Na 2.ª edição do Concurso, foram rececionadas 15 receitas, posteriormente analisadas pelos elementos do Júri com vista ao apuramento dos 10 finalistas.
A final do Concurso decorreu nas instalações da EFTA, entidade parceira, onde os alunos finalistas confecionaram as suas receitas, sob o olhar atento das respetivas famílias e do Júri constituído por elementos das seguintes entidades: Município de Aveiro (Celeste Madail), Gertal, SA (José Carvalho), da EFTA (Chef Nuno Cabral) e pelo Chef Hélio Loureiro que presidiu o Júri.
No final, os elementos do júri deram os parabéns a todos os participantes referindo que não foi uma decisão fácil, uma vez que todos se destacaram pelo talento na cozinha, nomeadamente os conhecimentos técnicos e irreverência, apesar das suas tenras idades.
O vencedor foi revelado – Tomás da Costa Marques, aluno da EB de Mamodeiro, que confecionou Lombinho com castanhas e espargos. Em segundo lugar ficou a Thaissa Costa, aluna da EB de Esgueira, que apresentou aos Jurados um Caril de Legumes, e o terceiro lugar foi para a Yara Pimentel, aluna da EB de Mamodeiro, que preparou Tagliatelle de Agrião e Salmão.
O Chef Hélio Loureiro realçou o talento e determinação de todos os alunos finalistas, pela sua participação e agradeceu às Famílias presentes, pelo incentivo e apoio dado aos participantes que, desde o primeiro momento, demonstraram as suas capacidades na cozinha e um espírito salutar de entreajuda entre os finalistas.