- Início
- Municípios
- Aveiro
- "CULTURA PERTO DE SI” ESGUEIRA, EIXO E EIROL, SÃO JACINTO E ARADAS
'CULTURA PERTO DE SI” ESGUEIRA, EIXO E EIROL, SÃO JACINTO E ARADAS
área de conteúdos (não partilhada)Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), o programa “Cultura Perto de Si” irá continuar o seu périplo pelas localidades do Município de Aveiro.
Neste sentido, em outubro e novembro vai contar-se com teatro, teatro musical e um concerto de música clássica.
O teatro irá a Esgueira no 17 de outubro, sábado, pelas 21h30, no Salão Paroquial, e a Eixo e Eirol a 18 de outubro, domingo, às 16h00, no Auditório do Edifício Polivalente de Eirol; a peça QUIMICOMIC - Comédia musical com química cómica pela Associação Cultural e Artística “Encerrado Para Obras”, uma produção que cruza arte e ciência; desenvolvida no âmbito do Ano Internacional da Tabela Periódica - 2019. Esta comédia musical leva os espetadores até ao mundo mágico da Química, num espetáculo muito dinâmico e com efeitos visuais surpreendentes que promete divertir o público e ao mesmo tempo despertar a veia científica de miúdos e graúdos: mensagens invisíveis, um relógio que anda a sumo de laranja, ovos contorcionistas, bolas de sabão, líquidos que mudam de cor e de estado, pipocas, couve roxa, gelo seco, muita música e acima de tudo, muito humor.
Igualmente no dia 18 de outubro, domingo, às 16h00, a récita “Aveiro, terra de mar e sal”, pelo Grupo Cultural e Recreativo da Taipa, estará em São Jacinto, no Centro Social Paroquial, ao abrigo do protocolo da CMA com o INATEL.
Este espetáculo musical recai sobre as tradições culturais e as canções de Aveiro, onde se apresentam as mais antigas vivências e tradições das gentes da Região: dos trajes (segundo os diferentes estratos sociais e ofícios ligados à Ria) aos pregões e poesias que descrevem as antigas práticas da extração do sal das marinhas, da pesca artesanal e da apanha do moliço nos canais da Ria de Aveiro.
Finalmente, a 29 de novembro, pelas 17h00 no Centro Paroquial de Aradas, a Orquestra de Cordas da OFB, dirigida pelo Maestro António Vassalo Lourenço, interpretará um programa rico e diverso que percorrerá vários períodos da história da música: Wolfgang A. Mozart, Giacomo Puccini, Edward Elgar, Ernani Aguiar, Astor Piazzola e Leroy Anderson.
O acesso a estes espetáculos cumprirá todas as regras definidas pela Direção Geral de Saúde, devido à situação de Pandemia, pelo que será necessário levantar os bilhetes nas Juntas de Freguesia respetivas, ou no local, no dia do espetáculo.