- Início
- Municípios
- Aveiro
- CONCERTO DE REIS
CONCERTO DE REIS
área de conteúdos (não partilhada)Integrado no programa “Boas Festas em Aveiro” e na sequência da relação com a Fundação Cupertino de Miranda, terá lugar o Concerto de Reis, no dia 6 de janeiro, pelas 18h00 no Museu de Aveiro/Santa Joana.
A entrada, embora sendo gratuita, deverá ser feita com marcação prévia através do email mavsj@cm-aveiro.pt ou telefone 234 423 297.
O grupo vocal Cupertinos, que protagoniza o concerto, tem como propósito recuperar, estudar e divulgar o vastíssimo e ainda largamente por desvelar património musical português dos séculos XVI e XVII, vindo a afirmar-se como um verdadeiro embaixador da Polifonia Portuguesa, premiado internacionalmente.
Numa abordagem performativa sem precedentes, através de um estudo exaustivo que permite um conhecimento cada vez mais profundo das obras, vários inéditos têm sido transcritos, a partir das fontes originais, com a participação ativa dos próprios membros dos Cupertinos sob a orientação do Diretor do grupo, Luís Toscano, e do musicólogo aveirense José Abreu.
Neste espírito, e no programa avançado pelo grupo vocal Cupertinos para este concerto de Reis com obras inéditas de Pedro de Cristo e Pedro Magalhães, são propostos vários quadros ilustrativos da primeira fase da vida de Jesus Cristo, começando pela Anunciação – em que o Arcanjo Gabriel anuncia a Maria que conceberá o Filho de Deus – e aludindo à Visitação – em que Maria visita a sua prima Isabel, então grávida de João Baptista, e em cujo contexto surgiram a oração Ave Maria e o cântico Magnificat – segue-se a antífona de exortação à Mãe de Jesus, Salve Regina, que, no calendário litúrgico, precede o Advento e que aqui serve de base à Missa homónima.
Culmina o recital o pitoresco e tocante motete para o Dia de Natal Exultemus et laetemur e, para a Epifania, o motete Stella ista e o hino Crudelis Herodes, centrados no ímpeto dos Reis Magos que, guiados por uma estrela, quiseram prestar homenagem ao recém-nascido Cristo Rei.