- Início
- Municípios
- Aveiro
- PROGRAMAÇÃO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL EM ABRIL
PROGRAMAÇÃO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL EM ABRIL
área de conteúdos (não partilhada)O mês de abril é, no universo do livro e das bibliotecas, marcado pela comemoração de duas datas importantes: 2 de abril, Dia Internacional do Livro Infantil, em que se comemora por todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen, e 23 de abril, Dia Mundial do Livro, que se festeja desde 1996, por decisão da UNESCO, data que coincide com o desaparecimento de escritores como Miguel de Cervantes e William Shakespeare.
Neste mês, a Biblioteca Municipal em funcionamento no ATLAS Aveiro / Edifício Fernando Távora continua com as ações online (Canais de Leitura, Comunidade de Leitores e Biblioteca com Gonçalo M. Tavares) e arranca com nova programação repleta de ações para todas as idades.
“Saio da estante e vou à Rádio num instante”
O projeto “Saio da estante e vou ter contigo num instante” surge com uma nova vertente. Sob o nome “Saio da estante e vou à Rádio num instante”, a Biblioteca Municipal lançar este novo projeto, em colaboração com Rádio Soberania e a Comunidade. Aos sábados de manhã, pelas 12h30, na Rádio Soberania, com início excecional no dia 02ABR21 (Dia Internacional do Livro Infantil), com repetição no dia no dia 03ABR21, o Saio da Estante e vou à Rádio num Instante procura promover a leitura em voz alta como forma de alcançar, de uma forma lúdica, o público mais infantil.
A primeira história, “Obrigado a todos!” da autoria de Isabel Minhós e ilustração de Bernardo Carvalho, terá como leitor o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, que, assim, assinala o arranque deste projeto cujo principal objetivo é fomentar hábitos de leitura nos mais jovens, dando a conhecer o vastíssimo espólio de literatura infanto-juvenil disponível para uso livre e gratuito de todos os cidadãos de Aveiro. Seguem-se, durante todos os sábados de abril, novas histórias na voz de Bruno dos Reis, Hélder Berenguer e Cacilda Marado.
Canais de História
O ATLAS Aveiro dá mais um passo na consolidação do seu papel de relevo no panorama cultural do Município, enquanto equipamento potenciador de dinâmicas que respondem, de forma ativa, às necessidades de informação e aos desafios atuais colocados no âmbito das literacias.
Canais de História inicia, assim, em abril com um programa de atividades que incluem sessões de animação do livro e da leitura, dedicados aos mais novos. Entre estas ações incluem--se:
- “Histórias com Música”, sessões performativas de contos enleados em música, dedicadas aos bebés, apresentados por MUSA - Escola de Música de e Artes de Aveiro;
- “Mala-surpresa, livros na biblioteca”, onde Ivo Prata presenteará os mais novos com momentos de partilha de histórias e livros que traz numa mala velhota mas um pouco pesada e que abre num cantinho especial desta biblioteca;
- “Histórias Mal Cozinhadas”, por Cláudia Stattmiller, onde os mais jovens ficam a saber quais as receitas realmente importantes para fazer um bom livro e qual o segredo para que seja apetitoso; - Histórias com yoga, sessões com Helena Burbuleta, onde, a partir de um conto, as famílias são conduzidas num ambiente de bem-estar e aprendizagem, aliando as histórias ao yoga.
Canais de Escrita
Continuam as ações online do Canais de Escrita que contará com conversas múltiplas e diversas, que decorre na página do Facebook da Biblioteca, com os escritores Carlos Neto, Carmen Posadas e Rodrigo Guedes de Carvalho. Paralelamente, será realizada mais uma sessão da “Comunidades de leitores de Aveiro: dez grandes livros do Século XX” com Gonçalo M. Tavares, via Zoom, cujas inscrições obrigatórias, com número limitado de participantes podem ser feitas através do e-mail biblioteca@cm-aveiro.pt.
Serão ainda lançados mais quatro textos literários de Gonçalo M. Tavares, da série “Biblioteca” (ficção, poesia, ensaio). Os textos, com periodicidade semanal, são publicados página de Facebook da Biblioteca e, para além das palavras do escritor, contam com as ilustrações de Rachel Caiano.
Apresentação do livro “Campeão das Províncias”
Ainda em abril, decorrerá a apresentação do livro “Campeão das províncias” de Amaro Neves e uma mostra documental com alguns exemplares importantes dessa publicação, oriundos da doação do autor à Câmara Municipal. Continua patente, até ao final do mês, a exposição “Poesia em rotação”, uma iniciativa conjunta da CMA com o Museu Nacional da Imprensa, que permite ao visitante (re)conhecer cerca de 150 capas de discos de vinil de grandes poetas portugueses e estrangeiros podendo, igualmente, escutar poemas, alguns deles, na voz dos próprios autores.
Academia Maker
Por fim, retomamos as atividades da “Academia Maker – ciência sobre rodas”, desenvolvida em parceria com a Fábrica da Ciência Viva, onde os mais novos são desfiados a construir, planear, inventar e criar os seus projetos na área da ciência.