- Início
- Municípios
- Aveiro
- REABERTURA DOS MUSEUS DE AVEIRO
REABERTURA DOS MUSEUS DE AVEIRO
área de conteúdos (não partilhada)- O dia 5 de abril marca o regresso das exposições e
atividades aos Espaços Municipais –
Na próxima segunda-feira, dia 5 de abril, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) irá reabrir os Museus de Aveiro, Galerias e a loja “Turismo & Museus”, utilizando a possibilidade conferida pelo plano de desconfinamento definido pelo Governo do País, e fazendo-o logo no primeiro dia em que tal é possível.
Nesta fase do processo de desconfinamento cuidaremos sempre do cumprimento das medidas de Combate à Pandemia de Covid-19, dando todos contributo para que não tenhamos uma nova vaga.
Os Museus de Aveiro estarão, excecionalmente, abertos ao público nesse dia 5 (a segunda-feira é o dia habitual de encerramento), sendo a entrada gratuita até ao dia 11 de abril, medida tomada pela CMA como estímulo à visitação da comunidade local / regional, permitindo a fruição da coleção dos Museus de Aveiro e das quatro novas exposições que marcam a sua reabertura.
Coleção de Arte Contemporânea do Estado Português
No Museu de Aveiro / Santa Joana a Coleção de Arte Contemporânea do Estado Português em Depósito na Câmara Municipal passa a estar, a partir do dia 5 de abril, permanentemente exposta na Galeria da Pedra, do Museu de Aveiro / Santa Joana, sendo a exposição renovada, ao longo do ano, permitindo mostrar a riqueza e a diversidade de técnicas, artistas e linguagens que formam a coleção.
Reforçando a sua aposta na Arte Contemporânea, a CMA soma, assim, mais um capítulo ao trabalho de valorização e divulgação desta coleção, em prol da sua fruição, dando a conhecer as múltiplas sensibilidades dos artistas nacionais que a compõem e na qual pontuam autores como Armanda Passos, Julião Sarmento, Júlio Resende, Vieira da Silva, entre muitos outros.
Esta ação integra-se no âmbito do Projeto de Arte Contemporânea de Aveiro, materializa a efetiva descentralização cultural e posiciona, a partir de Aveiro, uma nova centralidade na ArteContemporânea. A par andam várias parcerias estabelecidas com Entidades Nacionais, destacando-se o trabalho desenvolvido com a Fundação de Serralves, a Fundação Cupertino Miranda, o Museu Nacional da Imprensa e, mais recentemente, a Fundação Arpad Szenes / Vieira da Silva.
Integrada no Plano Estratégico para a Cultura, Eixo 2 (Participação), esta aposta pretende dar a conhecer todas as expressões que compõem o acervo da Coleção SEC.
Exposição de fotografia no Museu da Cidade
“Sérgio Valente, um fotógrafo na revolução” é o nome da exposição que estará patente no Museu da Cidade de 5 de abril a 2 de maio.
O legado que Sérgio Valente nos deixa, permitindo fixar uma memória fotográfica dos últimos anos da ditadura e das imediatamente posteriores vivências de rejeição e superação, vividos por quem contra ela decidiu resistir, é uma dessas estratégias de memória que, em si mesmo, é um trabalho de recuperação da dignidade.
No meio de uma feroz repressão, inimaginável para as gerações posteriores na forma corrosiva e omnipresente com que invadia os quotidianos, Sérgio Valente regista, resiste e sobrevive para contar.
Aguarelas no Museu Arte Nova
Igualmente de 5 de abril a 2 de maio, a exposição “O encanto da Arte Nova” – aguarelas de Isabel Moutinho estará patente no Museu Arte Nova.
A escolha da Arte Nova aveirense como tema para as suas primeiras experiências pictóricas foi óbvia para Isabel. A delicadeza e envolvência dos edifícios representativos daquela corrente arquitetónica casam muito bem com a leveza e transparência da aguarela. É o resultado desse «casamento» que agora se apresenta na Casa Major Pessoa, Museu da Arte Nova, em Aveiro.
“Explosões de Gozo” na Galeria da Antiga Capitania
A Galeria da Antiga Capitania acolherá, de 5 de abril a 5 de maio, a Exposição “Explosões de Gozo” de João Viana que surge como um suporte criativo para o curador e para as explosões criativas do pintor. Assim, a mostra resulta de um respeito pelo espaço expositivo, em que as telas e a arquitetura do edifício, aparecem para o visitante com uma harmonia visual ímpar. Tem curadoria de José Rosinhas.
As vinte e nove telas retratam o conceito de atmosfera que confronta o espetador com pinturas que tanto podem parecer e sugerir cosmologias ou explosões siderais como seres que foram vítimas de alguma metamorfose física e plástica.
Visita aos Museus de Aveiro passa a ser gratuita na manhã do primeiro domingo de cada mês
Acesso gratuito aos Museus de Aveiro na manhã do primeiro domingo de cada mês, permitindo a universalização do acesso e a fruição da oferta destes equipamentos culturais, bem como o aprofundamento, reforço do conhecimento da história e identidade locais.Equipamentos Culturais Municipais com o Selo “Clean & Safe”
Os equipamentos Culturais Municipais têm já implementado o selo “Clean & Safe”, uma ação do Turismo de Portugal IP criada para distinguir as empresas e organismos com interesse para o setor do Turismo que cumprem as recomendações da Direção Geral da Saúde (DGS) para evitar a contaminação dos espaços com o COVID´19 e, deste modo, incentivar a retoma do setor do turismo a nível nacional e internacional, reforçando a confiança de todos no destino Portugal e nos seus recursos turísticos.