- Início
- Municípios
- Aveiro
- QUALIFICAÇÃO DO PARQUE ARBÓREO DA AVENIDA 25 DE ABRIL
QUALIFICAÇÃO DO PARQUE ARBÓREO DA AVENIDA 25 DE ABRIL
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) informa que arrancou esta segunda-feira, 05 de abril, uma importante operação de manutenção e cuidado do parque arbóreo da Avenida 25 de Abril, executado pela empresa Tree Plus em estreita ligação com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Aos trabalhos em curso precedeu uma avaliação fitossanitária e de risco de fratura das árvores, elaborado pela Tree Plus / UTAD (em anexo) que concluiu que “a condição de declínio dos choupos ficou bem patente (…), por medições dendrométricas, das lesões, identificação dos agentes bióticos e medições da condição do lenho através de resistógrafo”.
Das 70 árvores da Avenida, os especialistas diagnosticaram “19 choupos com acentuado risco de fratura”, considerando como muito urgente, “o abate de 9 dessas árvores” já que “não se vislumbram possibilidades da sua recuperação” e que colocam em risco pessoas e bens. Facto que é possível verificar objetivamente, pelas fotografias do momento de abate das árvores (que anexamos), onde se evidencia o seu estado de adiantada decomposição e o grande perigo em que se traduzia para os transeuntes.
Para as restantes 10 árvores, serão realizadas “podas e tratamentos fitossanitários que ajudem a diminuir o volume e peso das copas, e assim a probabilidade de fratura”.
O relatório executado pelos técnicos e especialistas da Tree Plus / UTAD indica ainda que na sua maioria, as árvores ali existentes “apresentam uma condição débil devido à sua má adaptação ao local, mas sobretudo pela idade avançada, espaço exíguo para as raízes e cortes de pernadas em atarraques”.
Cientes da importância que tem o Parque Arbóreo da Avenida 25 de Abril no desempenho de um papel ecológico e ambiental relevante para a zona, a CMA vai prosseguir com a renovação gradual do património arbóreo.
Esta operação faz parte da reabilitação global da Avenida 25 de Abril (que se encontra em fase final de projeto) e que visa dar a esta artéria mais espaço para os peões, ciclistas e espaços verdes com qualidade e sustentabilidade, evitando que no futuro seja necessário realizar novas operações de abate de árvores.
O projeto de reabilitação desta Avenida prevê assim, a criação de um corredor ciclável, a valorização do espaço público destinado ao peão e a criação de uma plataforma de ligação desde a frente da Escola José Estevão à Praceta Infante D. Henrique (que faz a ligação à Rua de São Sebastião e ao Largo das “5 Bicas”), estando este projeto a ser desenvolvido por Técnicos da CMA e encontrando-se em fase final de execução.
Estudo disponível aqui.