- Início
- Municípios
- Aveiro
- ASSEMBLEIA MUNICIPAL JOVEM
ASSEMBLEIA MUNICIPAL JOVEM
área de conteúdos (não partilhada)50 alunos do 9.º e do 10º ano debateram sobre temas e causas para o Município de Aveiro -
Nos dias 11 e 13 de maio de 2021, a Câmara Municipal de Aveiro promoveu a Assembleia Municipal Jovem, com duas sessões distintas, dirigidas aos alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário respetivamente.
Esta atividade, direcionada para os estabelecimentos de ensino do Município de Aveiro, envolveu cerca de 50 alunos do 9.º e do 10º ano de escolaridade, além de 12 docentes, com o objetivo primordial de promover junto dos alunos o exercício do direito de cidadania, os valores da democracia e da participação cívica, através da reflexão e o debate de assuntos propostos pelos Alunos.
As Sessões foram dirigidas pelo Presidente da CMA, Ribau Esteves e pelo Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, Luís Souto, com a participação do Vereador João Machado e Adjunto do Presidente da CMA, Rogério Carlos.
No dia 11 de maio, dado número de participantes e o plano de contingência, a sessão foi realizada no Centro de Congressos de Aveiro, participaram 30 alunos e sete Professores das Escolas Básicas Castro Matoso, São Bernardo, Aradas, João Afonso, da Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, Escola Secundária José Estevão e da Escola Profissional de Aveiro. As Moções apresentadas incidiram sob as temáticas dos “Direitos dos Animais”, “Rede de voluntariado”, “Economia Circular”, “Assédio sexual no quotidiano” e “Violência doméstica e no namoro”.
A sessão dirigida aos alunos do 10º ano, decorreu no dia 13 de maio, no Edifício da Antiga Capitania de Aveiro onde participaram 21 alunos e cinco Professores das Escolas Secundárias, Dr. Mário Sacramento, José Estevão, Homem Cristo, Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima e da Escola Profissional de Aveiro.
O debate visou as matérias dos “Ecopontos na Cidade”, “Aveiro, Cidade mais feliz”, “Violência doméstica e seu combate em Aveiro”, “Bola na mão” e “Viver em conforto na Cidade”.
Nos dois dias de Assembleia Municipal os debates foram bastante participativos, o confronto de ideias e a procura de soluções proporcionou, uma vez mais, o exercício do direito de cidadania, os valores da democracia e da participação cívica, o estimulo e a preparação das futuras gerações para um maior envolvimento e intervenção na comunidade.