- Início
- Municípios
- Aveiro
- ATLAS AVEIRO - ANIVERSÁRIO
ATLAS AVEIRO - ANIVERSÁRIO
área de conteúdos (não partilhada)A 10 de julho 2020, concluídas as obras de requalificação, que tiveram, por parte da Câmara Municipal de Aveiro, um investimento de 2,5 milhões de euros (cofinanciados a 60% pelo CENTRO 2020) e cujo projeto ficou a cargo do Arquiteto José Bernardo Távora, filho do arquiteto Fernando Távora, autor do projeto original, abriram-se as portas à comunidade, desvendando-se o novo nome do edifício - ATLAS, até esse dia Edifício Fernando Távora.
Este nome sintetizou em poucas letras aquela que é a visão da autarquia para o espaço e para as suas novas valências, sendo “um ATLAS de pensamento e saber, com a biblioteca; um ATLAS de ideias e criação, no novo espaço de coworking; um ATLAS do investidor, virado para a promoção da cidade; um ATLAS de inovação, com a instalação do novo hub do projeto Aveiro Tech City”.
No Plano Estratégico para a Cultura (PEC) é assumida a importância do “papel da cultura e da criatividade nos processos de reabilitação e regeneração urbana” e reconhece-se que a materialização do PEC “tem, necessariamente, que ser acompanhado por um programa de infraestruturas físicas e equipamentos que suportem a capacitação do sistema cultural e criativo”. A cultura está no centro da renovação e inovação urbanas e o ATLAS é “centro de pensamento, saber e inovação”. Esta sua “centralidade, os espaços, os recursos e os serviços, transformam-no num elemento catalisador de desenvolvimento cultural, social e económico da cidade”.
Um ano depois da abertura ao público, mesmo após o encerramento de 1 mês e meio, devido ao confinamento provocado pelas medidas estabelecidas para o combate à Covid-19, o ATLAS Aveiro triplicou o número de utilizadores tendo atingido ultrapassado os 50 mil visitantes até junho de 2021. A Biblioteca Municipal emprestou mais de 1000 livros por mês (12113 empréstimos).
A 10 de julho de 2021 o ATLAS Aveiro abre portas, num sábado com horário alargado até à 17h e diversas iniciativas, entre as quais o lançamento do livro, pelas 11h30, sobre a história do edifício e das diversas facetas que assumiu ao longo dos anos com o título “ATLAS Aveiro – Biblioteca Municipal: edifício Fernando Távora: projeto e obra (1964-2020)”, editado pela Câmara Municipal de Aveiro, e uma evocação do centenário de nascimento de Mário Sacramento, com a realização de uma conferência intitulada “Mário Sacramento 100 anos do Nascimento – o Escritor no Neorrealismo Português” que inclui uma mostra bibliográfica da sua obra.
Recebe ainda uma ação para os mais jovens: “Histórias do Baú” por Adélia Rodrigues da Start-Teatro. Ainda para comemorar esta data especial, irão ser realizadas visitas guiadas ao edifício.
A participação em todas as ações realizadas ao longo deste dia são gratuitas, mas carecem de inscrição prévia obrigatória para biblioteca@cm-aveiro.pt.