- Início
- Municípios
- Aveiro
- A SANTÍSSIMA TRINDADE DA IGREJA DA VERA CRUZ
A SANTÍSSIMA TRINDADE DA IGREJA DA VERA CRUZ
área de conteúdos (não partilhada)A Santíssima Trindade da igreja da paróquia da Vera Cruz é um conjunto escultórico executado por Joaquim Marques dos Santos, escultor barrista aveirense e ourives.
A peça ficou no Museu de Aveiro / Santa Joana, depois de ter integrado a grande exposição do Feriado Municipal, em 2018. Por se encontrar em muito mau estado de conservação, a Paróquia da Vera Cruz pediu ao Município que colaborasse no seu restauro.
Após uma apurada intervenção no Laboratório de Conservação e Restauro do Museu de Aveiro/Santa Joana, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Aveiro e a Paróquia de Vera Cruz, a Santíssima Trindade retomou agora o seu lugar no batistério da igreja, onde poderá ser visitada e fruída.
Executada em terracota, policromada e dourada, está assente numa estrutura em madeira parcialmente também dourada e apresenta uma modelação de qualidade superior. Evidencia-se pela sua iconografia rara, a Trindade - mistério que teologicamente define Deus como três pessoas consubstanciais – que é representada na forma tradicional com Deus Pai, figurado como um homem de avançada idade e barbado, Cristo, Seu Filho, como um homem em idade adulta e o Espirito Santo é excecionalmente representado por um menino que segura uma pomba, e não apenas esta ave como é frequente. Ao centro, um triângulo com a inscrição HI TRES UNUS SUNT, ou seja, uma unidade composta por três. Executado para a igreja de Vera Cruz, onde estaria já em 1782, passou à igreja de Nossa Senhora da Apresentação, onde permanece.
Originalmente colocada dentro do retábulo de talha dourada, que parcialmente ocultava a obra, pode ser agora observada e fruída em todo o seu esplendor, fruto da nova forma como é apresentada, sobre uma estrutura em vidro e plenamente visível.
Esta intervenção e boa colaboração entre o Município de Aveiro e a Paróquia da Vera Cruz afirma o compromisso municipal de aposta na preservação do património aveirense, destacando-se a recuperação deste legado precioso da autoria de um notável artista local.