- Início
- Municípios
- Aveiro
- “DUNAS SUMMER BAY – MULTIMEDIA DAFT PUNK TRIBUTE” ABRE EDIÇÃO 2021 DO FESTIVAL DUNAS DE SÃO JACINTO
“DUNAS SUMMER BAY – MULTIMEDIA DAFT PUNK TRIBUTE” ABRE EDIÇÃO 2021 DO FESTIVAL DUNAS DE SÃO JACINTO
área de conteúdos (não partilhada)Kevin O’Chris inaugura Palco Dunas; Ferryboat com circuitos especiais e a metade do preço -
Começa amanhã, sexta-feira, dia 20 de agosto e prolonga-se até domingo, dia 22, a 5.ª edição do Festival Dunas de São Jacinto, um evento promovido pela Câmara Municipal de Aveiro, que contribui para a diferenciação da oferta cultural de Aveiro, proporcionando um conjunto variado de atividades gratuitas nesta praia situada entre Ria e o Mar.
Neste primeiro dia o destaque vai para o primeiro de dois espetáculos “Dunas Summer Bay – Multimedia Daft Punk Tribute”, com a realização de um espetáculo multimédia de tributo aos Daft Punk, com participação de “flyboards”, cinco “tron dance” e um “laser show”, sincronizados com um espetáculo piromusical, na Avenida Marginal de São Jacinto.
Antes, pelas 21h30, Kevin O’Chris terá a honra de inaugurar o Palco Dunas no Complexo Desportivo de São Jacinto, e dar música à noite de verão de São Jacinto, no primeiro dia de concertos, num espetáculo que já tem a lotação esgotada.
No sábado será a vez de Tay presentear o público com os seus maiores êxitos. No domingo, João Pedro Pais encerra a edição 2021 do Festival Dunas de São Jacinto.
Exposição “São Jacinto: Território de Ria”
O primeiro dia do Festival ficará ainda marcado pela inauguração da exposição “São Jacinto: Território de Ria”, onde através de vários painéis, os festivaleiros vão poder conhecer a história desta localidade do Município de Aveiro, a sua relação histórica com a Ria de Aveiro, os documentos onde se apontava a construção da base de aviação naval (atual Regimento de Infantaria n.º10), os documentos de criação da Junta de Freguesia de São Jacinto, entre muitos outros fatores e curiosidades históricas.
A exposição apresenta-se ao longo da Avenida Marginal de São Jacinto, local onde só é possível apresentar este certame devido à obra recente de qualificação da frente-Ria, no âmbito do Programa Polis Ria de Aveiro, que permitiu a criação de percursos pedonais e cicláveis, bem como zonas de estar e de lazer para este tipo de eventos, num investimento de 800.000€, realizado nesta Avenida.
Cãominhada organizada pela CMA junta a AFECTU e AMA
O programa do Festival contempla também no dia 20 de agosto, uma “cãominhada”, pelas 18h00, organizada pela CMA no âmbito das várias ações que temos vindo a realizar desde 2018 do Programa Animais de Companhia. O evento consiste num passeio com animais de companhia pela localidade de São Jacinto, com a cooperação da AFECTU e a AMA – Associações de Amigos do Abrigo, duas instituições que se dedicam à causa animal, nomeadamente no apoio a animais abandonados ou a necessitar de cuidados de saúde.
Desporto, Ambiente e Música
O programa para esta sexta-feira contempla também de forma muito relevante atividades de caracter desportivo, ambiental e musical, sendo que algumas delas se vão desenvolver nos três dias, este ano com destaque para visita guiada à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, pelo Trilho Descoberta da Natureza, uma organização do ICNF que se realiza apenas no primeiro dia do evento.
As aulas de Body Combat organizadas pela Associação Cultural e Desportiva de São Jacinto e de Stand Up Paddle (SUP) organizadas pela Estação Náutica de Aveiro/ Centro de Alto Rendimento de Surf (CAR Surf) e o apoio da Coletividade Popular de Cacia, o “Eco-Táxi” ou animações performativas na Avenida Marginal, são algumas das principais propostas para os três dias de festival.
O “Sunset Ondulado” no novo Palco Ondas, junto à praia, todos os finais de tarde é outra das propostas atrativas para a edição 2021 do “Dunas”.
Os valores ambientais são parte integrante e muito importante deste evento, sendo que neste primeiro dia de Festival, será possível aos mais novos participarem em atividades de educação ambiental, que se vão desenrolar na Praia de São Jacinto entre as 10h00 e as 15h00, e assistirem à peça de teatro “Nem tudo o que vem à rede é peixe”, também no areal de São Jacinto, quando forem 11h30. Estas atividades são exclusivas do primeiro dia de “Dunas de São Jacinto” e fazem parte também do Programa Bandeira Azul 2021.
A Caminhada pelos Trilhos da Reserva das Dunas de São Jacinto realiza-se também nos três dias, às 9h15 e as 16h15.
“Ferryboat” dedicado e travessias a metade do preço
A CMA em estreita parceria com a AveiroBus disponibiliza nos dias do evento 20, 21 e 22 de agosto, um circuito especial de travessias com a redução do preço dos bilhetes em 50 por cento, para os festivaleiros que se deslocarem a pé, de bicicleta ou de autocarro (linha 13), facilitando desta forma as acessibilidades a São Jacinto, e a participação da população na 5.ª edição do “Festival Dunas”.
O respeito pelas atuais normas de segurança ditou várias alterações ao formato desta edição, pelo estarão disponíveis várias estações de fornecimento de álcool gel, bem como informação sobre as regras a cumprir nas várias atividades, sendo que em algumas delas será obrigatória a inscrição prévia, através do site do evento em www.festivaldunassaojacinto.pt .
Consulte a programação completa em: www.festivaldunassaojacinto.pt
Saiba mais nas redes sociais do evento: