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TEATRO AVEIRENSE LANÇA LABORATÓRIO DE DRAMATURGIA
área de conteúdos (não partilhada)- Inscrições abertas até 7 de fevereiro -
O Teatro Aveirense acaba de abrir as inscrições para o seu novo Laboratório de Dramaturgia. A iniciativa tem como objetivo incentivar a criação textual dramática, bem como promover o conhecimento e a reflexão teórica sobre as diferentes manifestações históricas da dramaturgia. Através de um painel composto por diferentes artistas e académicos, pretende-se oferecer um acompanhamento teórico e prático a todos os formandos, que terão a oportunidade de desenvolver e editar os seus próprios trabalhos.
O Laboratório de Dramaturgia tem início no dia 7 de fevereiro e estende-se até julho, com a duração de 6 meses, com três sessões por mês, tendo por formadores Bruno dos Reis, Jorge Palinhos, Lígia Soares, Maria Sequeira Mendes, Nuno M Cardoso e Rui Pina Coelho.
As inscrições estão abertas até 7 de fevereiro e podem ser realizadas mediante envio de formulário de inscrição disponível em www.teatroaveirense.pt. O valor total da inscrição é de 90€ para estudantes e 180€ para não estudantes. Aplica-se desconto de 20% nas inscrições até 31 de janeiro.
O Laboratório de Dramaturgia pretende ser uma plataforma que incentiva a experimentação e a criação, oferecendo aos seus participantes um conjunto de ferramentas e metodologias práticas que potenciem a idealização, conceção e realização das suas obras pessoais.
As aulas terão três modelos distintos com valências teóricas e valências práticas. Das valências teóricas, sublinha-se a formação continuada com o coordenador e professor residente, que fará as devidas contextualizações históricas, acompanhado de material informativo e respetivas obras a serem analisadas, bem como formadores externos convidados mensalmente, que abordarão um autor ou uma temática específica na qual já possuam trabalho realizado.
Por outro lado, e de valências práticas, haverá sessões dedicadas à criação de pequenas propostas dramáticas por parte dos formandos, condicionados pelos objetivos e métodos sugeridos, sendo acompanhados da respetiva análise crítica pelo formador e pelo restante grupo. Ainda neste campo, pretende-se oferecer aos alunos uma perspetiva mais ampla do que o habitual, introduzindo-os ao trabalho que é feito por diferentes encenadores, intérpretes e coreógrafos quando se propõem a trabalhar um texto.