- Início
- Municípios
- Aveiro
- AVEIRO TECH CITY CHALLENGES JÁ APUROU OS SEIS FINALISTAS
AVEIRO TECH CITY CHALLENGES JÁ APUROU OS SEIS FINALISTAS
área de conteúdos (não partilhada)Prémio global no valor de 120 mil euros
Saúde mental, apoio a pessoas com limitações visuais e deteção de padrões de violência em espaço público são três dos projetos que chegaram à final
Já são conhecidos os finalistas da 1.ª edição do Aveiro Tech City Challenges, promovida pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) para dar oportunidade a startups, scaleups e centros de I&D de desenvolver e testar soluções e produtos inovadores, em ambiente real, na área das Cidades Inteligentes e da Internet das Coisas (IoT). Para este concurso a CMA tem destinado o valor de 20.000€ a cada um dos seis finalistas, perfazendo um total de 120.000€ em prémios.
Esta edição, que recebeu mais de 40 candidaturas provenientes de dez países, Portugal, México, Reino Unido, Espanha, Canadá, Turquia, Tunísia, Itália, Tanzânia e Estados Unidos da América, apurou 25 projetos para o Aveiro Tech City Pitch que se realizou no mês de maio, em modelo híbrido, no Parque de Exposições de Aveiro.
O júri do Aveiro Tech City Challenges selecionou seis projetos para a fase final, nomeadamente três na categoria “desafios urbanos”, - a Parkware, de Aveiro, a Trigger Systems, do Fundão, e a também aveirense Scubic - Smart Software - e três para o projeto Aveiro Tech City Living Lab, a Nevaro e ZoomGuide, provenientes de Aveiro, e a DeepNeuronic, oriunda da Covilhã.
A Parkware respondeu ao desafio urbano para a gestão de acessos e pagamentos nas feiras municipais, propondo uma solução tecnológica vocacionada para a gestão do acesso de feirantes a eventos, organizados pela Câmara Municipal de Aveiro. Por sua vez, a Trigger Systems apresentou uma ideia-projeto para responder ao desafio urbano da gestão eficiente de consumos de água em jardins, através de uma solução tecnológica assente em sensores, atuadores e plataforma de gestão, que assegure a otimização dos consumos de água no âmbito da rega. Já a Scubic candidatou-se ao desafio urbano relativo à monitorização da eficiência energética de edifícios públicos, com uma solução tecnológica destinada à quantificação de consumos energéticos em edifícios.
Nas categorias relativa ao Aveiro Tech City Living Lab, que desafiou startups, scaleups e Centros de I&D a tirar partido da infraestrutura existente em Aveiro, única em Portugal com uma rede 5G operacional no centro urbano da cidade, chegaram à final a Nevaro, com uma solução digital vocacionada para a saúde mental dos utilizadores, a Zoomguide com o desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis que apoie o cidadão com limitações visuais a circular em espaços museológicos, e, finalmente, a DeepNeuronic que conquistou o júri com um projeto de inteligência artificial responsável pela deteção automática de padrões de violência em espaço público.
Agora, de junho a outubro, os finalistas estarão a desenvolver e a testar as suas ideias-projetos, estando a demonstração e o Pitch Final previstos para a Aveiro Tech Week 2022, em outubro.
Aveiro acolhe os finalistas desta primeira edição nos dias 30 e 31 de maio para o evento de arranque e sessão de formação, formação promovida pela Beta-i, especialista no acompanhamento e capacitação de startups e scaleups.
O Aveiro Tech City Challenges é promovido pela CMA, em parceria com a Altice Labs, o Instituto de Telecomunicações, o PCI – Creative Science Park – Aveiro Region, o Cluster Nacional TICE.PT e a Universidade de Aveiro, através da iniciativa Aveiro Tech City, e propõe-se atrair projetos inovadores e disruptivos, com a implementação de uma estratégia de criação, atração e retenção de talento na Região.
Para mais informações consulte www.aveirotechcity.pt