- Início
- Municípios
- Aveiro
- GESTÃO DOS IMPACTOS DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
GESTÃO DOS IMPACTOS DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
área de conteúdos (não partilhada)O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, participou no 14 de junho, na 5.ª Edição do Fórum das Cidades de Madrid, sob o tema: “Projetos Urbanos das Cidades Ibéricas”, que se realiza no IFEMA, em Madrid, Espanha.
Ribau Esteves deu testemunho do bom exemplo de Aveiro na gestão da sua orla costeira, no contexto dos impactos provocados pelas alterações climáticas, levando até Madrid o modelo de gestão das marés na Ria de Aveiro, o recentemente qualificado Cais do Sal (antiga Estrada Dique), que vem garantir a proteção a longo prazo do Centro da Cidade de Aveiro a perigos de cheias e inundações, o desassoreamento da Ria de Aveiro e do projeto para a Defesa Primária do Baixo Vouga Lagunar, entre outros.
Neste evento participaram as Cidades da Rede Cencyl, sendo que para além de Aveiro, estiveram também representadas as Cidades de Viseu, Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid, para exporem as suas diferentes iniciativas de combate aos desafios climáticos no contexto da descarbonização e neutralidade climática urbana.
A quinta edição do Fórum das Cidades de Madrid 2022, organizado pelo IFEMA Madrid, no seu parque de exposições, de 14 a 16 de junho, contou com uma programação intensa. No IFEMA, em apenas três dias, foi possível assistir a 50 mesas redondas, englobadas em 24 sessões temáticas e quatro eixos de debate: Planificação Urbana, Renaturalização, Cidades para habitar e Economia circular.
Por outro lado, o financiamento de projetos urbanos, a qualidade de vida das pessoas e o intercambio de boas práticas, foram as grandes linhas transversais, presentes ao longo de todo o programa.
O que é a Rede Cencyl?
A Rede de Cidades Cencyl é um projeto apoiado pela União Europeia, que junta as cidades do Centro de Portugal e de Castela e Leão próximas do eixo rodoviário E-80 (A 25-A62), nomeadamente Aveiro, Figueira da Foz, Coimbra, Viseu, Guarda, Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid, em cooperação e com um modelo de gestão transfronteiriça, para fazer frente aos principais desafios e oportunidades de desenvolvimento sustentável e de alterações climáticas no espaço urbano.