- Início
- Municípios
- Aveiro
- CONSTRUÇÃO DO FERRYBOAT ELÉTRICO DECORRE A BOM RITMO
CONSTRUÇÃO DO FERRYBOAT ELÉTRICO DECORRE A BOM RITMO
área de conteúdos (não partilhada)- Presidente da Câmara de Aveiro visitou o Estaleiros onde acontecem os trabalhos -
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, visitou esta quinta-feira, dia 28 de julho, os Estaleiros da Navaltagus, no Seixal, onde decorrem a bom ritmo e de forma positiva os trabalhos de construção do novo Ferryboat Elétrico. A embarcação, que integrará a operação Aveirobus, está a ser construída pelo Grupo ETE para a CMA num investimento da Autarquia de 7.326.490,13€.
Além da visita, este momento serviu também para uma reunião de trabalho com o Grupo ETE, onde se definiram pormenores de natureza técnica e de design, tais como, a implementação e gestão da rede de carregamento elétrico nos cais de atracação e os acabamentos do navio.
O novo ferryboat 100% elétrico é a primeira embarcação com esta característica a ser desenvolvido inteiramente em Portugal, por marcas nacionais, e para servir uma região portuguesa. A assegurar a travessia entre São Jacinto e o forte da Barra, o novo ferryboat com zero emissões de CO2 permitirá a redução da emissão das de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo atual modelo, reduzindo igualmente em cerca de 30 por cento o consumo energético. Aos baixos níveis de ruído e ao conforto para os passageiros introduzidos por esta embarcação alia-se ainda a capacidade reforçada para o transporte de viaturas (+ 30%) e de passageiros (+ 90%).
Este projeto pioneiro, junta-se a outras iniciativas sustentáveis de mobilidade levadas a cabo pela Câmara de Aveiro - como a eletrificação dos moliceiros (que ainda em 2021 estarão a operar nos Canais Urbanos da Ria de Aveiro, permitindo uma redução de 400 toneladas de CO2), e como os autocarros 100% elétricos atualmente em operação no município, através da Transdev/Aveirobus – reforçando o compromisso “We are green” da CMA.
Este será ainda o primeiro Ferryboat Elétrico a operar em Portugal e dos primeiros em toda a Europa, com exceção feita aos países nórdicos onde esta tipologia de transporte já é utilizada, constituindo-se também como um elemento relevante de marketing territorial, em especial dos valores ambientais do Município de Aveiro, de São Jacinto e da Ria de Aveiro.
O projeto é cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo de Coesão (FC). O investimento total é de 7.326.490,13€ com o apoio do Fundo de Coesão no valor de 2.168.321,53€.