- Início
- Municípios
- Ílhavo
- Assegurada execução do Programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) nos equipamentos desportivos municipais
Assegurada execução do Programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) nos equipamentos desportivos municipais
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Ílhavo tem desenvolvido, desde julho, as condições necessárias para a implementação do Programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), licenciado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), num investimento de 20.282,70 euros.
Com a implementação deste Programa de suporte básico de vida, a Câmara Municipal, por clara opção política na promoção do bem-estar, na melhoria das condições da atividade física e da prática desportiva e na preservação da saúde dos seus cidadãos, pretende que Ílhavo seja reconhecido como um Município Seguro SBV-DAE. O programa será implementado através da execução de um plano intenso de ações de formação (72 operacionais entre professores, treinadores, coordenadores desportivos e assistentes operacionais escolares) e da instalação de 10 desfibrilhadores nos equipamentos desportivos municipais, utilizados pelos Agrupamentos de Escola do Município e pelos Clubes/Associações, já a partir do próximo mês de setembro. Desta forma, serão asseguradas novas circunstâncias que permitam e complementem um arranque do próximo ano letivo em melhores condições, bem como a retoma das atividades desportivas e competitivas dos Clubes e Associações em maior segurança.
A formação, que será ministrada pelo INEM, permitirá dotar os operacionais de competências para reconhecer uma paragem cardiorrespiratória, responder em caso de emergência, ganhar tempo para a vítima (SBV até que chegue o DEA), assistir o doente e perceber a necessidade da utilização do DEA, entre outros contextos de emergência.
No passado dia 28 de julho, a Câmara Municipal de Ílhavo promoveu, no Museu Marítimo, uma reunião de trabalho coordenada pelo Vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal, Tiago Lourenço, que contou com a participação do INEM, Enfa. Ana Paula Rocha, do Comandante-Adjunto dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, Paulo Sousa, e dos representantes das direções dos Agrupamentos de Escolas e dos Clubes e Associações do Município, onde foram apresentados os objetivos e as linhas de orientação do Programa DAE.
A título informativo, por ano, na Europa morrem mais de 700 mil adultos vítimas de doença cardiovascular, fazendo desta a primeira causa de morte no mundo Ocidental. Pelo menos 40% morrem de morte súbita cardíaca antes mesmo de chegarem ao hospital. A morte súbita cardíaca atinge pessoas de todas as idades e condições físicas, por norma, sem aviso. Muitas destas vidas podem ser salvas se as testemunhas do evento ligarem o 112 e iniciarem de imediato o suporte básico de vida (SBV) e, se devidamente formados/treinados, providenciarem a desfibrilhação em minutos.
Em locais onde existe o programa DAE, e quando aplicado nos 3 minutos após o colapso, a taxa de sobrevivência é superior a 74%. Por outro lado, nos restantes locais apenas 5% destas vítimas sobrevivem. Por cada minuto que passa sem manobra de SBV e desfibrilhação a hipótese de sobrevivência diminui 7 a 10%.
Instalações desportivas do Município de Ílhavo a dotar com DAE:
- Pavilhão da Escola Secundária João Carlos Celestino Gomes, Ílhavo (Escola e Illiabum Clube)
- Pavilhão da Escola Básica Ferreira Pinto Basto (Escola, Illiabum Clube, A.C.D. Os Ílhavos e Escola Municipal de Ténis)
- Pavilhão da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré (Escola, GDG Futsal, Karaté CEDEV, Casa do Povo da Gafanha da Nazaré e Pestinhas)
- Pavilhão E.B. da Gafanha da Nazaré (Escola e GDG Basquetebol)
- Pavilhão Gafanha da Encarnação (Escola e Ílhavo Andebol Clube)
- Pavilhão Capitão Adriano Nordeste (Illiabum Clube)
- Pavilhão Gafanha do Carmo (Beira Ria; GDG Futsal; CPGN)
- Campo Municipal da Vista Alegre
- Piscina da Gafanha da Nazaré (CAPGE; CMI)
- Piscina de Ílhavo (CMI)