- Início
- Municípios
- Ílhavo
- Centenário de D. Júlio Tavares Rebimbas assinalado no Centro de Religiosidade Marítima com exposição biográfica
Centenário de D. Júlio Tavares Rebimbas assinalado no Centro de Religiosidade Marítima com exposição biográfica
área de conteúdos (não partilhada)Cem anos após o nascimento de D. Júlio Tavares Rebimbas, a Câmara Municipal de Ílhavo inaugura, na próxima sexta-feira, dia 21, às 17h, no Centro de Religiosidade Marítima, polo museológico do Museu Marítimo de Ílhavo, uma exposição foto biográfica, na qual se realçam as qualidades de padre exemplar, nos 16 anos empenhados como prior em Ílhavo, e de um Bispo e Arcebispo com dons de eleição, nas Dioceses do Algarve (1965), Lisboa (1972), Viana do Castelo (1977) e Porto (1982).
A exposição “D. Júlio Tavares Rebimbas: centenário, exposição e fotobiografia” reúne memórias e objetos do sacerdote querido dos ilhavenses, permanecendo no Centro de Religiosidade Marítima até 15 de agosto, com visita gratuita.
D. Júlio Tavares Rebimbas nasceu no Bunheiro, a 21 de janeiro de 1922, filho de uma família modesta, à beira da Ria de Aveiro, tendo encontrado o seu caminho no seminário, onde se tornou sacerdote.
Amava Ílhavo. Sensibilizava-o profundamente tudo o que era vida da gente do mar, como gostava de referir “passou toda a vida a fazer pontes”, no sentido de pontificar. Explicava que era algo genético, propenso de quem nasce nesta região, onde abunda o “ser anfíbio”, que partilha a água e a terra, e onde forçosamente se aprende a ser “ponte”.
Em Ílhavo aproximou margens, e, na verticalidade do seu caráter, conversador e próximo dos corações ilhavenses sofridos por causa do mar, conduziu o povo na reconstrução da sua Igreja, renovação da comunicação litúrgica e fundação de valências de apoio social.
Faleceu aos 88 anos, a 6 de dezembro de 2010, de uma vida inteira dedicada à Igreja de norte a sul de Portugal. Em gratidão, doou a Ílhavo a sua cruz peitoral oferecida na sua ordenação a Bispo do Algarve, a 26 de dezembro de 1966, atualmente exposta no Centro de Religiosidade Marítima.
AVISO: Devido à situação pandémica por COVID-19 em que vivemos, a cerimónia de inauguração da exposição decorrerá à porta fechada, restrita à família e a entidades colaborantes na exposição, de forma a assinalar o dia do Centenário, estando disponível para visita até 15 de agosto, no horário de funcionamento do Museu.
Foto: Henrique Ramos
Depósito da Igreja Paroquial de Ílhavo