- Início
- Municípios
- Ílhavo
- Ílhavo quer liderar a dinamização das estações náuticas
Ílhavo quer liderar a dinamização das estações náuticas
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Ílhavo, enquanto entidade coordenadora da Estação Náutica do Município de Ílhavo, promoveu um encontro com as entidades parceiras ontem, dia 27, no Cais Criativo da Costa Nova.
Na abertura deste encontro, o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, defendeu o Turismo como alavanca para o relançamento económico pós-covid e o objetivo de a autarquia ser líder na região Centro e no país na dinamização das estações náuticas.
João Campolargo assegurou a continuidade do projeto da Estação Náutica e defendeu a qualificação da oferta turística e a qualidade da comunicação como fatores essenciais para o município captar novos visitantes e estadas mais longas.
A aposta em marcas distintivas, como as ligações cicláveis, os certames gastronómicos e os símbolos culturais, é um dos compromissos deste mandato, no âmbito do desenvolvimento económico-social do Município de Ílhavo.
Neste encontro foram apresentados a Agenda Náutica e o Plano de Atividades para este ano, assim como os novos membros da Estação Náutica do Município de Ílhavo.
São eles: a Associação de Pesca Desportiva Costa Azul, a Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré, o Clube Natureza e Aventura de Ílhavo, a MyWay Kite&Surf e o Hotel Jardim Oudinot, a Outdoor Feelings e a RC Sailing Services.
Com estas adesões são reforçadas as parcerias nas modalidades da pesca desportiva e lúdica, do yatching, kitesurf, alojamento, canoagem, da vela e da construção e reparação naval.
Estação Náutica do Município de Ílhavo
O Município de Ílhavo é detentor de condições naturais de excelência para a prática desportiva e lúdica da náutica. Sete quilómetros de costa atlântica, a barra de acesso ao maior porto da Região Centro de Portugal, e duplamente atravessado por canais da Ria de Aveiro, anfiteatros naturais para a prática da náutica, conferem-lhe uma enorme versatilidade desportiva tanto para iniciantes com para praticantes experientes.
Climaticamente, é naturalmente ventoso a partir de meados da primavera e durante o verão, com condições ideais para a prática desportiva náutica associada ao usufruto do vento.
Encontra-se aqui instalada uma rede diversa de instalações náuticas (desde o Porto de Aveiro a pequenos ancoradouros), globalmente equipados com os equipamentos e serviços necessários: espaço para acostagem, energia, água, tratamento de resíduos, instalações sanitárias e balneários, guinchos e/ou pórticos, etc.
Existem também diversas escolas de vela e outros desportos náuticos – quer para crianças quer para adultos, associadas aos clubes náuticos mas também aos operadores marítimo-turísticos que aqui operam, e escolas náuticas (para obtenção dos diversos títulos de acreditação para a navegação de recreio).
Diversas empresas de animação turística e/ou operadores marítimo-turísticos “oferecem” programas de avistamentos da fauna marítima, passeios e/ou batismos de barco e outros programas de natureza lúdico-cultural, incluindo compras nas lojas Vista Alegre (estando a fábrica cá sediada) e a vasta oferta de artesanato náutico.