- Início
- Municípios
- Ílhavo
- Sessões "Fala!" no Laboratório do Envelhecimento
Sessões 'Fala!' no Laboratório do Envelhecimento
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Ílhavo, em parceria com a Associação Nacional de Gerontólogos, dinamiza o Ciclo de Sessões "Fala!", que convida a comunidade e os profissionais da área social para uma conversa e troca de experiências e práticas, no âmbito do envelhecimento.
A primeira sessão tem lugar esta quinta-feira, dia 3, às 19h, no Laboratório do Envelhecimento, sob o tema "Cuidador Informal: estatuto, definição e projetos".
A conversa será moderada pela Gerontóloga Filipa Silva, que desenvolve o seu trabalho no Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, em Castelo de Paiva, município onde decorreu a primeira fase do projeto-piloto de apoio aos cuidadores informais implementado pelo Governo.
Devido à enorme adesão, as inscrições para a primeira conversa do Ciclo de Sessões “Fala!” estão fechadas.
Autarquia de Ílhavo aposta na promoção do envelhecimento saudável
No dia 17 de janeiro, a Câmara Municipal de Ílhavo inaugurou o Laboratório do Envelhecimento, sediado no Beco Ferreira Gordo. Este é um projeto inovador e único Portugal, que tem como objetivo principal aumentar o conhecimento sobre o envelhecimento.
A investigação, o conhecimento e a criação são os três eixos de atuação do Laboratório de Envelhecimento. A articulação destas áreas de intervenção irá permitir repensar as atuais práticas, propor novas soluções, desenvolver e implementar novas respostas, programas e produtos gerontológicos.
Promover a estimulação cognitiva, aumentar os níveis de literacia da população mais velha, promover a criação de laços inter-relacionais, informar e sensibilizar os seniores para problemáticas atuais, proporcionar momentos de lazer, impulsionar a agricultura e estimular a arte são as metas definidas para este projeto.
Para alcançar estes objetivos, a Câmara Municipal de Ílhavo desenvolveu parcerias com diversas entidades do universo académico, tecnológico, da saúde e do setor social, nomeadamente a Universidade de Aveiro, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, a Escola Superior Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, o Politécnico de Leiria e o Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração, a Kentra Technologies, o Centro de Saúde de Ílhavo, a Associação Apoio a Cuidadores de Pessoas Dependentes, a Mais Feliz Associação Cultural e Social e a Associação Nacional de Gerontólogos.