- Início
- Municípios
- Ílhavo
- Comemorações do Dia da Proteção Civil estendem-se pelo mês de março no Município de Ílhavo
Comemorações do Dia da Proteção Civil estendem-se pelo mês de março no Município de Ílhavo
área de conteúdos (não partilhada)O Dia da Proteção Civil comemora-se amanhã, 1 de março, em todo o Mundo. No Município de Ílhavo as comemorações prolongam-se por todo o mês, com várias ações de sensibilização e de formação dirigidas, sobretudo, às crianças e aos seniores.
Na próxima quarta-feira, dia 2, realiza-se, no Laboratório do Envelhecimento, uma ação de formação dirigida aos seniores, sob o tema “Plano de Segurança – Prevenção e Emergência”, que na semana seguinte, terá uma aplicação prática, com a realização de um exercício de evacuação.
Acreditando que a prevenção e a cultura de segurança devem iniciar-se com os cidadãos mais novos, estão previstas várias ações de sensibilização “Nós e os Riscos”, entre 14 e 25 de março, para os alunos dos 1.º e 4.º anos das várias escolas do Município de Ílhavo. Estas formações servem, também, para dar a conhecer o Serviço Municipal de Proteção Civil.
Ainda durante este mês inicia-se a preparação do simulacro/exercício LIVEX de teste ao Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Ílhavo, cuja realização está agendada para o mês de abril.
Em Portugal e em todo o Mundo, a comemoração do Dia Internacional da Proteção Civil tem como propósito sensibilizar os vários países para a importância da proteção civil; prestar tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos; bem como promover a reflexão sobre o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a catástrofes.
O Dia Internacional da Proteção Civil, instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil (International Civil Defence Organization – ICDO), é celebrado anualmente a 1 de março - este ano sob o tema “A proteção civil e a gestão de populações deslocadas perante desastres e crises; o papel dos voluntários e a luta contra a pandemia”.