- Início
- Municípios
- Ílhavo
- “O Inesquecível Professor” e Paulo Bragança: teatro e música em Ílhavo este fim de semana
“O Inesquecível Professor” e Paulo Bragança: teatro e música em Ílhavo este fim de semana
área de conteúdos (não partilhada)Em palco, doze atores interpretam a mais recente comédia do autor, ator e encenador Pedro Gil. “O inesquecível professor”, que sobe ao palco da Casa da Cultura de Ílhavo, este sábado, às 21h30, integrado na programação do 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo.
Uma coprodução do Teatro Nacional D. Maria II e do Teatro Nacional São João, este é um espetáculo que inicia a sua sinopse com uma afirmação que desafia imediatamente o público a questionar-se: “se ao menos o Teatro tivesse feito a sua parte, talvez o mundo não estivesse como está”. Qual é, afinal, a parte do Teatro?
Esta é a história de um consagrado professor de teatro, interpretado por António Fonseca, prestes a entrar na reforma, que não sente a alegria do primeiro dia de aulas. Como se não bastasse, conclui que este acontecimento inédito só pode ser a derradeira confirmação da sua derrota: o teatro pelo qual se bateu e ensinou às suas alunas e alunos, não se cumpriu. Mas o pior ainda está para vir. O Professor convence-se de que a única forma de impedir que a sua turma de finalistas acabe como ele é fazer tudo o que estiver ao seu alcance para a salvar da vida de teatro. No espetáculo, a ficção e realidade confundem-se: jovens atores talvez não aprendam, mas deem uma lição.
Os bilhetes custam 6,00€ e estão disponíveis na Casa da Cultura de Ílhavo, Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e online, na bilheteira da BOL.
Paulo Bragança em segundo concerto do ciclo Acorda à Tarde
Depois de arrancar com o concerto de Matt Elliott, o ciclo de cordas “Acorda à Tarde” prossegue com o cantautor Paulo Bragança, este domingo, às 16h, no Laboratório das Artes do Teatro da Vista Alegre.
Num concerto intimista, seguido de uma conversa, Paulo Bragança apresenta o seu novo trabalho, “White Rabbit”, a partir da canção com o mesmo nome da banda Jefferson Airplane, feito em colaboração com Rui Sidónio, da banda Bizarra Locomotiva.
A raiz da música de Paulo Bragança está no Fado, “a canção de cariz urbana e tradicional portuguesa”. Para este artista, que o concebe para além do sentido estrito musical, “sublinhando assim a sua dimensão metafísica e a sua condição existencial per si”, um grande recital de Fado é uma “explosão de tristeza quase cósmica que nos atinge com a sua força e intensidade emocional”.
Novo trabalho para ouvir de Paulo Bragança, num cenário idílico como o do auditório do Laboratório das Artes, este domingo, a partir das 16h. As próximas sessões acontecem em abril e maio com Emily Jane White (10 abril) e Jonas (15 maio).
Os bilhetes custam 6,00€ e estão disponíveis na Casa da Cultura de Ílhavo, Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e online, na bilheteira da BOL.