- Início
- Municípios
- Murtosa
- COMUR-MUSEU MUNICIPAL RECEBE EXPOSIÇÃO DE ANA LUÍSA SANTOS, CARLA RUA E ANA LÚCIA SANTOS
COMUR-MUSEU MUNICIPAL RECEBE EXPOSIÇÃO DE ANA LUÍSA SANTOS, CARLA RUA E ANA LÚCIA SANTOS
área de conteúdos (não partilhada)No próximo dia 5 de novembro, pelas 16H00, a COMUR-Museu Municipal recebe uma exposição de manualidades, que junta os trabalhos de Ana Luísa Santos e de suas filhas, Carla Rua e Ana Lúcia Santos.
No próximo dia 5 de novembro, pelas 16H00, a COMUR-Museu Municipal recebe uma exposição de manualidades, que junta os trabalhos de Ana Luísa Santos e de suas filhas, Carla Rua e Ana Lúcia Santos.
A mostra pode ser apreciada, gratuitamente, até ao dia 27 de novembro de 2022, no horário de funcionamento de museu.
ANA LUÍSA SANTOS
Ana Luísa Santos, nasceu em Albergaria dos Doze, concelho de Pombal, no dia 5 de dezembro de 1959.
Fez o seu percurso escolar na sua terra natal, tendo concluído a quarta classe. Entre os 12 e os 13 anos foi aprendiz de alfaiate e fez um curso de culinária, mas cedo descobriu que aí não estava a sua vocação.
Aos 15 anos, incentivada pela tia, aprendeu a fazer malha, uma paixão que acabaria por perdurar até aos dias de hoje. Em 1982 iniciou uma formação com a chamada “técnica do guardanapo” ou “decoupage”, tendo, nessa altura, começado a fazer trabalhos e a comercializá-los.
Em julho de 1985, por motivos profissionais, fixa residência na Murtosa, terra que a apaixonou e que adotou como sua.
Continua a explorar as potencialidades das manualidades, com grande criatividade, sendo este, no presente, um “hobby” que lhe enche a alma.
ANA LÚCIA DOS SANTOS RUA
Ana Lúcia dos Santos Rua, nasceu em Albergaria dos Doze, concelho de Pombal, no dia 28 de abril de 1980.
Fez o seu percurso escolar até ao 9º ano na Murtosa, e o secundário na escola secundária de Estarreja. É assistente técnica na Escola Padre António Morais da Fonseca.
Aos 18 anos de idade, começou a dedicar algum do seu tempo livre às manualidades. Começou pela bijuteria, e desde aí, nunca mais deixou de aprender e de aperfeiçoar novas técnicas.
Para além da bijuteria, Ana Lúcia dedica-se à pintura de peças em madeira, pintura de peças em chacota, marfinite, quadros de areia, sabonetes com base de glicerinada, entre outros.
Atualmente, casada e com dois filhos, continua a se dedicar, com muito amor, às manualidades.
CARLA MARISA SANTOS RUA
Carla Marisa Santos Rua, nasceu em Albergaria dos Doze, concelho de Pombal, no dia 05 de fevereiro de 1984.
Fez o seu percurso escolar até ao 9º ano na Murtosa, e o secundário na Escola Secundária de Estarreja. É Mestre em Educação de Infância, pela Escola Superior de Educação do Porto.
É educadora de infância no Infantário da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa.
O gosto pelas artes manuais começou desde bem cedo, quando, ainda na escola primária, começou a fazer alguns trabalhos em ponto cruz. Mais tarde passou para os trabalhos em feltro e depois em EVA.
No seu local de trabalho, aproveita o dom das manualidades, para trabalhar e incentivar as crianças.
A presente exposição junta a mãe, Ana Luísa, e as filhas, Ana e Carla, mostrando que o gosto pelas manualidades passou de geração em geração e é já uma marca da família.