- Início
- Municípios
- Murtosa
- INAUGURADA A INTERVENÇÃO DE REABILITAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA ASSEMBLEIA THEATRO DA TORREIRA
INAUGURADA A INTERVENÇÃO DE REABILITAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA ASSEMBLEIA THEATRO DA TORREIRA
área de conteúdos (não partilhada)Integrada nas comemorações dos 96 anos da emancipação do Concelho da Murtosa e da criação da freguesia da Torreira, teve lugar no passado domingo, dia 30 de outubro, a inauguração oficial da intervenção de reabilitação e ampliação da Assembleia Theatro da Torreira.
Integrada nas comemorações dos 96 anos da emancipação do Concelho da Murtosa e da criação da freguesia da Torreira, teve lugar no passado domingo, dia 30 de outubro, a inauguração oficial da intervenção de reabilitação e ampliação da Assembleia Theatro da Torreira.
Perante uma sala repleta, a placa evocativa da inauguração foi simbolicamente descerrada pelo Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Baptista, e pela Presidente da Junta de Freguesia da Torreira, Márcia Vigário, depois de terem ambos usado da palavra na abertura da cerimónia.
A sessão, conduzida pelo Vice-Presidente, Januário Cunha e pontuada pela atuação do Duo “Rafa e Lohaine”, teve continuidade com distinção, por parte da Junta de Freguesia, dos alunos de mérito da EBI da Torreira, à qual se associaram o Presidente da Câmara Municipal e a representante da Direção do Agrupamento de Escolas da Murtosa, Cristina Henriques.
Os alunos agraciados foram: Ana Maria Tavares Marquez (4º ano), Neuza Maria Teixeira Santos (5º ano), Inês Coelho Aresta (7º ano), Ângelo Coelho Aresta (9º ano), Leonor Maria Teixeira Santos (9º ano) e Matilde Marques Santos (9º ano).
A junta de freguesia homenageou, ainda, os canoístas da Associação Náutica da Torreira que se sagraram Campeões da Taça de Portugal de Tripulações de K4 e Vice-Campeões Nacionais do Campeonato Nacional de pista de K4 - 500m, Hugo Tavares, Luís Guiomar, Rafael Silva e José Bastos, tendo estes dois últimos alcançado, igualmente, o 3º lugar no Campeonato Nacional de Pista K2 – 500m.
A reabilitação da Assembleia Theatro da Torreira correspondeu a um investimento municipal de mais de 660.000 euros que veio dotar o centenário edifício de condições de excelência para o acolhimento de eventos culturais, conferências, sessões institucionais, atividades formativas, entre outros.
Para materializar a obra, o Município da Murtosa assumiu a gestão do edifício, tendo, para efeito, celebrado um protocolo/contrato de comodato com a Junta de Freguesia da Torreira, proprietária do imóvel.
O projeto de reabilitação foi desenvolvido pelo arquiteto murtoseiro Paulo Valente e teve como premissa o respeito pela identidade arquitetónica exterior do histórico imóvel, modernizando-o e aumentando a sua polivalência funcional, por forma a restituí-lo à comunidade como importante polo cultural e social da freguesia da Torreira e do Concelho da Murtosa.