- Início
- Municípios
- Murtosa
- PRORROGAÇÃO DO PRAZO DA ENTREGA DE TRABALHOS PRÉMIO DE FOTOGRAFIA DA MURTOSA CONCURSO DE JOGOS FLORAIS DA MURTOSA
PRORROGAÇÃO DO PRAZO DA ENTREGA DE TRABALHOS PRÉMIO DE FOTOGRAFIA DA MURTOSA CONCURSO DE JOGOS FLORAIS DA MURTOSA
área de conteúdos (não partilhada)Tendo em consideração várias solicitações de concorrentes nesse sentido, a Câmara Municipal tomou a decisão de prorrogar o prazo de entrega dos trabalhos do Prémio de Fotografia e do Concurso de Jogos Florais 2022 até ao dia 30 de novembro.
Tendo em consideração várias solicitações de concorrentes nesse sentido, a Câmara Municipal tomou a decisão de prorrogar o prazo de entrega dos trabalhos do Prémio de Fotografia e do Concurso de Jogos Florais 2022 até ao dia 30 de novembro.
Em 2022, os concursos decorrem sobre a temática: “Fé Marinhoa: marcas da religiosidade das gentes marinhoas”.
A fé e a religiosidade estiveram sempre profundamente vincadas nas vivências do povo marinhão, que, nas aflições, recorria aos seus santos de devoção: as doenças dos olhos a Santa Luzia, os males da garganta a São Brás, os cravos a S. Gonçalo, as febres a São Paio.
Com uma vivência marcada pelos ciclos agrícolas, as festas e romarias pontuavam o calendário das gentes da borda da ria, amenizando a dureza do trabalho do dia-a-dia, constituindo oportunidades de diversão e de convívio entre as pessoas de determinado lugar e de terras vizinhas.
Nas festas, entre a procissão, o arraial e os jogos tradicionais, catrapiscavam-se amores e estabeleciam-se contactos e negócios, aproveitando os grandes ajuntamentos.
Em pouco por todo o concelho da Murtosa, para além das igrejas paroquiais, que celebram os oragos respetivos, encontramos um número significativo de capelas, cruzeiros, nichos e monumentos, lugares de evocação e de devoção, muitos deles seculares, que atestam a importância da religiosidade na definição da identidade social e cultural das nossas gentes.