- Início
- Municípios
- Murtosa
- NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PADRE ANTÓNIO GRAÇA DA CRUZ
NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PADRE ANTÓNIO GRAÇA DA CRUZ
área de conteúdos (não partilhada)O Município da Murtosa manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do Padre António Graça da Cruz, cidadão honorário da Murtosa, ocorrido no passado dia 27 de março.
O Município da Murtosa manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do Padre António Graça da Cruz, cidadão honorário da Murtosa, ocorrido no passado dia 27 de março.
Originário de famílias humildes, o Padre António Graça da Cruz nasceu em Águeda, no dia 29 de setembro de 1937. Foi ordenado sacerdote no dia 30 de julho de 1967, aos 29 anos de idade.
Desde a docência ao exercício das funções de capelão militar, muitas foram as responsabilidades que a vida lhe conferiu, sempre encaradas com a humildade que o carateriza e desempenhadas com a entrega e o amor inspirador de Deus.
Quis a vida que, em 1996, ele se juntasse a nós assumindo as funções de pároco em São Lourenço de Pardelhas. Um ano mais tarde abraçou a mesma causa na paróquia de Santa Maria da Murtosa. Neste percurso destaca-se, ainda, o facto de ter servido também a paróquia de Santo António do Monte, entre os anos 2005 e 2008.
Em 2021, concluiu o seu múnus apostólico na Murtosa, tendo sido nomeado Capelão da Casa Diocesana de Nossa Senhora do Socorro, em Albergaria-A-Velha, onde residia desde então.
A sua simplicidade e a sua proximidade, alimentadas no sentido de serviço, rapidamente conquistaram o coração de muitos murtoseiros que, orientados por um líder que procurava fazer da sua dedicação exemplo, deram corpo a muitas iniciativas, das quais se destacam, pela dimensão e importância, a materialização do salão paroquial de São Lourenço de Pardelhas e o forte impulso na dinamização do Centro Social e Paroquial de Santa Maria da Murtosa.
O inconformismo perante a privação e o sofrimento fizeram-no encontrar na sua fé a força necessária para operar as mudanças. A dedicação e a humildade distinguem o homem e aproximam o padre da sua comunidade.
Com duas décadas e meia de vida dedicada à nossa Murtosa, o Padre António Cruz fez a diferença, mantendo o sonho e contribuindo ativamente para a construção de uma sociedade mais justa, mais atenta aos que precisam e mais solidária. Enquanto padre e enquanto homem procurou realizar-se no serviço aos outros assumindo-se como um exemplo que inspirou todos aqueles que tiveram o privilégio de privar consigo.
Por ocasião da comemoração dos seus 50 anos de sacerdócio, a Câmara Municipal da Murtosa deliberou, no dia 12 de julho de 2017, atribuir-lhe a Medalha de Ouro do Município da Murtosa e, por via disso, o título de Cidadão Honorário da Murtosa.
À família do Padre António Graça da Cruz e à Diocese de Aveiro, o Município da Murtosa apresenta as suas sentidas condolências.